Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Dirigente do partido de primeiro-ministro da Etiópia foi assassinado

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, anunciou hoje que um dirigente do seu partido na região de Amhara, recentemente afetada pelos conflitos, foi assassinado.

Dirigente do partido de primeiro-ministro da Etiópia foi assassinado
Notícias ao Minuto

18:10 - 27/04/23 por Lusa

Mundo Etiópia

Abiy Ahmed responsabilizou, em comunicado, "extremistas violentos" pelo assassinato de Girma Yeshitila, também um dos 45 membros do comité executivo do poderoso Partido da Prosperidade (PP), que governa a Etiópia, e sugeriu que foi morto a tiro.

"Aqueles que não conseguem derrotar ideias com ideias tiraram a vida ao nosso irmão Girma Yeshitila (...) É o cúmulo do extremismo tentar convencer aqueles que têm ideias diferentes com armas", escreveu Abiy.

O primeiro-ministro referiu-se também a um "ato vergonhoso e brutal cometido contra uma criança local por extremistas violentos".

Girma era regularmente visado nas redes sociais por nacionalistas de Amhara que o apelidavam de "traidor" pela sua proximidade a Abiy.

A região de Amhara é maioritariamente habitada pelos Amhara, o segundo maior povo da Etiópia, onde a Constituição divide o país em estados regionais baseados na etnia e na língua.

A região foi recentemente palco de distúrbios armados depois de o governo federal de Abiy ter procurado desmantelar as "forças especiais" da região, unidades paramilitares ilegais criadas pelas autoridades locais em Amhara e em várias outras regiões da Etiópia nos últimos 15 anos.

Os nacionalistas de Amhara afirmam que o objetivo do governo federal é desarmar apenas as forças especiais de Amhara, a fim de enfraquecer a região, que tem disputas territoriais com as vizinhas Tigray e Oromia.

Leia Também: Fome progride do Sahel ao Corno de África, alertam ONG e ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório