O presidente do Conselho Provincial de Ourense e do Partido Popular (PP) do mesmo município espanhol, José Manuel Baltar, foi apanhado, no fim de semana, a 215 quilómetros por hora ao volante de uma viatura oficial.
De acordo com o jornal El País, a infração foi cometida na autoestrada A-52, perto de Zamora, tendo a Guardia Civil espanhola detido o político, passando-lhe uma multa de 600 euros e retirando-lhe seis pontos da carta da condução.
Segundo fontes oficiais do Conselho Provincial de Ourense, citadas pelo diário espanhol, José Manuel Baltar deslocava-se no domingo à tarde para Madrid para participar em "reuniões internas", motivo pelo qual conduzia a viatura oficial e para o qual está "autorizado".
Em Espanha, a infração ao excesso é de velocidade é considerada crime quando o limite da via em que circula em ultrapassado em mais de 80 quilómetros por hora - algo que acontece neste caso, uma vez que o limite da autoestrada é de 120 quilómetros por hora e Baltar seguia a 225. No entanto, o Conselho Provincial de Ourense notou que, neste momento, apenas dispõe da prova do procedimento administrativo.
Há já quem peça a demissão de Baltar, que foi reeleito presidente do PP de Ourense em setembro de 2021. Além disso, é presidente do Conselho Provincial de Ourense desde fevereiro de 2012.
Leia Também: Espanha. Vídeo mostra perseguição policial nas águas de Maiorca