EUA vão treinar tripulações ucranianas para usar blindados Abrams

Os Estados Unidos vão iniciar o treino de forças ucranianas para o uso e manutenção de carros de combate Abrams já nas próximas semanas para fazer chegar os blindados o mais depressa possível à Ucrânia, disseram hoje fontes oficiais. 

American Abrams tanks presented during the ceremony of signing the contract for the purchase of 250 Abrams tanks for the Polish Army in the 1st Warsaw Armored Brigade in Wesola near Warsaw, Poland on April 5, 2022 (Photo by Mateusz Wlodarczyk/NurPhoto via

© Getty Images

Lusa
21/04/2023 11:51 ‧ 21/04/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia

A Associated Press (AP) refere que a decisão sobre a preparação de tripulações para os blindados de fabrico norte-americano ocorre na mesma altura em que se encontram reunidos responsáveis europeus pela área da Defesa na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.

O encontro tem como objetivo coordenar o envio de armamento e outros equipamentos militares para a Ucrânia.

O anúncio das conclusões sobre o assunto deve ser tornado público ainda hoje. 

Segundo fontes oficiais, em declarações à AP, 31 blindados vão ser enviados para a Base de Treinos de Grafenwoerh, Alemanha, até ao final do mês de maio e que as tropas ucranianas devem começar a receber treino duas semanas depois. 

As mesmas fontes disseram ainda que o período de treino vai prolongar-se durante dez semanas e que os veículos usados na preparação não vão ser os mesmos veículos que vão ser enviados para a Ucrânia.

Os 31 MiA1 (Abrams) que estão a ser alvo de revisões nos Estados Unidos vão ser "enviados para as frentes de combate quando estiverem prontos". 

Neste momento a missão dos instrutores é treinar as tropas ucranianas enquanto se preparam os veículos que vão ser enviados para a Ucrânia, adaptando-os para necessidades especificas. 

No total cerca de 250 militares ucranianos vão receber treino relacionado com a condução e operacionalidade além do treino de manutenção.

O treino específico de combate vai ser prestado depois das dez primeiras semanas iniciais, disseram as fontes que falaram sob anonimato.

No passado mês de janeiro, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o envio dos Abrams para a Ucrânia, apesar de ter afirmado inicialmente que poderia ser complicado estes blindados por causa dos aspetos relacionados com a manutenção e a reparação. 

A decisão de Biden levou a Alemanha a enviar dois blindados Leopard 2 para a Ucrânia, assim como a Polónia e outros países aliados. Em concreto, os Abrams podem vir a estar disponíveis para combate no outono sendo que o Pentágono pretende garantir a Kiev o abastecimento de peças sobressalentes em caso de necessidade. 

Leia Também: AO MINUTO: Lavrov e Guterres juntos na 2.ª-feira; EUA discute armas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas