Destroços de submarino encontrados por mergulhadores nos EUA

O 'Defender', de 28 metros de comprimento, foi encontrado por uma equipa liderada por Richard Simon, o líder da equipa de mergulhadores da Shoreline Diving Services, do Connecticut.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Shoreline Diving/Facebook

Notícias ao Minuto
19/04/2023 22:20 ‧ 19/04/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

submarino

Um grupo de mergulhadores do Connecticut, nos EUA, descobriram os destroços de um submarino experimental que foi construído em 1907 e mais tarde afundado em Long Island Sound, entre a costa de Connecticut e as orlas marítimas de Nova Iorque.

O 'Defender', de 28 metros de comprimento, foi encontrado no domingo por uma equipa liderada por Richard Simon, o líder da equipa de mergulhadores da Shoreline Diving Services.

Nas suas declarações, citadas pela Associated Press, o mergulhador disse ter estado interessado na história do Defender durante anos. A descoberta aconteceu após meses a examinar sonares - instrumento inicialmente usado em época de guerra para a localização de submarinos -, o mapeamento subaquático do fundo do mar e documentos governamentais obtidos ao abrigo da Lei da Liberdade de Informação.

"Um submarino tem uma forma muito distinta", referiu, acrescentando que "tem de ter 100 pés de comprimento (cerca de 30 metros) e 13 pés de diâmetro (cerca de quatro metros). Por isso fiz uma lista de tudo o que tinha esse tamanho e encontrei um".

Simon reuniu então um grupo de mergulhadores para determinar se o 'Defensor' se encontrava no local que tinha identificado.

As más condições da maré forçaram-nos a abandonar uma tentativa, na sexta-feira passada. Voltaram no domingo e descobriram o 'Defensor' a mais de 45 metros de profundidade, ao largo da costa de Old Saybrook.

"Estava legitimamente à vista de todos", referiu, acrescentando que "está nos registos e é conhecido em Long Island Sound, só que ninguém sabia o que era".

Simon descreveu o momento em que encontraram o submarino como de "pura alegria".

O submarino, originalmente chamado 'Lake', foi construído pelo milionário Simon Lake e pela sua empresa de barcos 'Lake Torpedo', sediada em Bridgeport, na esperança de ganhar uma competição para um contrato com a Marinha dos EUA, segundo a NavSource Online, um website dedicado à preservação da história naval.

Era um navio experimental, com rodas para se deslocar ao longo do fundo do mar e uma porta que permitia aos mergulhadores saírem debaixo de água, contou Simon.

A empresa perdeu essa competição e a 'Lake' tentou então reequipar o barco para trabalhos de limpeza de minas e salvamento, dando-lhe o nome de 'Defender', mas nunca foi encontrado um comprador. 

Leia Também: Primeiro submarino português a atracar em Cabo Verde motiva curiosidade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas