Procurar

Síria saúda levantamento formal das sanções impostas pelos Estados Unidos

O Governo sírio saudou hoje o levantamento formal das sanções impostas pelos Estados Unidos ao país, que atravessa uma grave crise económica após 13 anos de guerra civil.

Síria saúda levantamento formal das sanções impostas pelos Estados Unidos

© Nebieha Altaha/Anadolu via Getty Images

Lusa
24/05/2025 09:20 ‧ há 4 meses por Lusa

Mundo

Síria

"A República Árabe da Síria congratula-se com a decisão do governo norte-americano de levantar as sanções que foram impostas à Síria e ao seu povo durante muitos anos", referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio.

 

"Trata-se de um passo positivo, na direção certa, para reduzir o sofrimento nos planos económico e humanitário", acrescentou o governante.

Na sexta-feira, o Departamento do Tesouro norte-americano levantou formalmente as sanções à Síria, como anunciado pelo Presidente Donald Trump durante a sua visita à Arábia Saudita na semana passada, em que referiu querer "dar uma oportunidade de grandeza" às novas autoridades de Damasco.

"O Departamento do Tesouro e o Departamento de Estado estão a implementar autorizações para encorajar novos investimentos na Síria", disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent, em comunicado.

Paralelamente, o Departamento de Estado emitiu também uma isenção a uma lei de 2020 que prevê sanções severas contra qualquer entidade ou empresa que cooperasse com o regime de Bashar al-Assad, derrubado em dezembro por uma coligação de forças islâmicas.

As medidas "fazem parte de um esforço mais amplo do Governo dos Estados Unidos para remover todas as sanções impostas à Síria por abusos cometidos pelo regime de Assad", disse o Tesouro.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a 13 de maio o levantamento das sanções ao país para apoiar o governo sírio chefiado pelo antigo líder jihadista Ahmad al-Charaa, cujo movimento Hayat Tahrir al Sham (HTS) liderou a ofensiva que no final do ano passado depôs o antigo Presidente sírio Bashar al-Assad.

A Síria está sujeita a sanções internacionais desde 1979. Estas foram reforçadas depois de Bashar al-Assad ter reprimido protesto pró-democracia em 2011, desencadeando a guerra.

Leia Também: Síria. Mais de 1,5 milhões regressaram a casa mas ainda precisam de ajuda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10