Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Egito apela à Turquia para retirar tropas do norte da Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Egito apelou hoje à Turquia para retirar as suas tropas da Síria, num sinal das persistentes tensões entre Ancara e Cairo, apesar dos esforços para o restabelecimento das relações bilaterais.

Egito apela à Turquia para retirar tropas do norte da Síria
Notícias ao Minuto

21:07 - 13/04/23 por Lusa

Mundo Egito

"Afirmei que a soberania e a integridade territorial da Síria devem ser preservadas. Também referi que as forças estrangeiras devem retirar-se do território da Síria", declarou o chefe da diplomacia egípcia, Sameh Shoukry, hoje de visita a Ancara, numa referência às conversações mantidas com o homólogo turco.

"Estamos mais comprometidos que todo o mundo" em relação à integridade territorial da Síria, replicou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Çavusoglu, na conferência de imprensa conjunta com Sameh Shoukry.

E acrescentou: "A nossa prioridade é o combate ao terrorismo. (...) A nossa presença [na Síria] é importante para impedir as ameaças contra nós, mas também para bloquear os esforços destinados à desintegração da Síria".

Cairo e Ancara mantêm tensas relações desde o golpe de Estado em 2013 que derrubou o ex-Presidente Mohamed Morsi, próximo do Presidente turco Recep Tayyip Erdogan, e colocou no poder Abdel Fattah al-Sisi.

Desde há meses que a Turquia tenta normalizar as relações com diversas potências regionais, incluindo o Egito e Israel.

A presença militar turca na Síria tem complicado as intenções de Ancara, mas o Egito e outros países árabes retomaram recentemente o contacto com Damasco, suscitando apreensões em Washington.

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, já condicionou o diálogo com o homólogo turco à retirada das tropas turcas da Síria.

O regime sírio de Bashar al-Assad estava diplomaticamente isolado desde a violenta repressão de 2011 de manifestações pacíficas que desencadeou a guerra civil.

O conflito na Síria ganhou ao longo dos anos uma enorme complexidade, com o envolvimento de países estrangeiros e de grupos 'jihadistas', e várias frentes de combate.

O chefe da diplomacia egípcia visitou a Turquia no final de fevereiro, na sequência dos devastadores sismos em 06 de fevereiro que mataram mais de 50.000 pessoas na Turquia e na vizinha Síria.

"Iniciamos novas páginas nas nossas relações com o Egito", congratulou-se na ocasião Çavusoglu no decurso de uma conferência de imprensa com Shoukry no porto de Mersin, no sul da Turquia, onde tinha acostado um navio egípcio com ajuda humanitária.

Os Presidentes turco e egípcio também trocaram o seu primeiro aperto de mão no final de novembro de 2022, à margem da abertura do Campeonato Mundial de Futebol que decorreu no Qatar.

Leia Também: Presidente dos Emirados visitou o Egito para "fortalecer velhos laços"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório