Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Oposição da Guiné Equatorial pede mandado de detenção de filho de Obiang

O Movimento para a Libertação da Guiné Equatorial - Terceira República (MLGE3R) solicitou à justiça espanhola a emissão de mandados de detenção contra Carmelo Ovono Obiang, filho do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, confirmaram hoje fontes judiciais.

Oposição da Guiné Equatorial pede mandado de detenção de filho de Obiang
Notícias ao Minuto

15:16 - 05/04/23 por Lusa

Mundo Guiné Equatorial

O pedido para a emissão de mandados de detenção a nível nacional e ainda à escala europeia e internacional, abrange também o ministro da Segurança Nacional da Guiné Equatorial, Nicolás Obama Nchama, e o diretor geral da Segurança Presidencial, Issac Nguema Ondo.

A emissão dos mandados de captura dos três, acusados de terem alegadamente torturado opositores do regime equato-guineense, foi justificada pelo MLGE3R por não terem comparecido perante o juiz da Audiência Nacional Santiago Pedraz na semana passada.

Segundo a agência Europa Press, o pedido escrito de busca e detenção foi apresentado a 29 de março, um dia depois de os acusados não terem comparecido perante o juiz, apesar das facilidades dadas pelo magistrado que permitiu que o interrogatório fosse efetuado por videoconferência.

O processo em causa está relacionado com a investigação aberta em outubro de 2022 por Pedraz de uma queixa apresentada pelo MLGE3R contra os três arguidos pelo alegado rapto e subsequente tortura de quatro membros do movimento: os residentes espanhóis Martin Obiang e Bienvenido Ndong, e os nacionais espanhóis Feliciano Efa Mangue e Julio Obama Mefuman - que morreram na prisão de Oveng Azem (Mongomo), alegadamente em resultado desta tortura.

Os factos teriam ocorrido numa viagem dos quatro membros do MLGE3R de Madrid a Juba, capital do Sudão do Sul, onde teriam sido capturados em 15 de novembro de 2019.

Segundo a denúncia, os quatro foram "transferidos clandestinamente num avião oficial do regime da Guiné Equatorial, e encarcerados num centro de detenção situado em Oveng Asem, na demarcação de Mongomo.

"Eles foram torturados e obrigados a pedir perdão ao líder do regime equato-guineense sob pressão em frente às câmaras da televisão pública da Guiné Equatorial", lê-se na denúncia.

No documento, sustenta-se que tanto Ovono Obiang como Obama Nchama estavam no avião oficial utilizado para o sequestro e que dirigiram "algumas das sessões de tortura nas caves do centro penitenciário".

Além disso, salienta-se que estes dois arguidos "residem em Espanha, têm morada estável, podendo também ser encontrados" em território nacional.

Os dois cidadãos espanhóis, Efa Mangue e Obama Mefuman, foram acusados ??de alegada participação num golpe contra o regime de Teodoro Obiang, pelo qual foram condenados num processo militar a 90 e 70 anos de prisão, respetivamente.

Teodoro Obiang, de 80 anos, governa o país desde 1979, quando derrubou o seu tio Francisco Macias num golpe de Estado, e é o Presidente há mais tempo em funções no mundo, não considerando regimes monárquicos.

Leia Também: Epidemia do vírus de Marburg na Guiné Equatorial já provocou dez mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório