Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

O que se sabe sobre a explosão que matou um blogger pró-Kremlin na Rússia

Vladlen Tatarsky, um conhecido blogger pró-Kremlin, terá morrido após receber um prémio com um explosivo. Eis tudo o que se sabe (até agora) sobre a explosão num café em São Petersburgo.

Uma pessoa morreu e outras 23, incluindo uma criança, ficaram feridas numa explosão num café no centro de São Petersburgo, na Rússia. Segundo as agências de notícias locais, a vítima mortal é um conhecido blogger militar pró-Kremlin que ganhou fama, sobretudo, após a invasão russa da Ucrânia. 

O alerta para a explosão foi dado pelas 18h13 locais [16h13 em Lisboa], num café no 25 Universitetskaya Embankment, que terá pertencido ao líder do grupo de mercenários Wagner, Yevgeny Prigozhin.

Segundo a agência de notícias TASS, que cita fontes policiais, a explosão foi provocada por um engenho com uma “potência superior a 200 gramas de TNT”.

As primeiras informações apontavam para a existência de uma vítima mortal e seis feridos. No entanto, segundo o mais recente balanço dos serviços de emergência russos, registaram-se 23 feridos. Destes, 18 foram hospitalizados, incluindo quatro que se encontram em estado grave.

Sobre a vítima mortal , o Ministério do Interior russo já confirmou que se trata de Maxim Fomin, de 40 anos, mais conhecido por Vladlen Tatarsky.

Notícias ao Minuto Vladlen Tatarsky© Reuters

O homem, que, segundo o meio de comunicação bielorrusso NEXTA, combateu no Donbass, no leste da Ucrânia, tornou-se conhecido após o início da guerra, devido aos vídeos pró-Kremlin que publicava na sua conta na plataforma Telegram. No total, era seguido por mais de 500 mil pessoas.

“Derrotaremos todos. Mataremos todos. Roubaremos todos. Tudo será como nós quisermos”, afirmou Vladlen Tatarsky, num dos seus vídeos, gravado no Kremlin e que se tornou viral em setembro do ano passado.

De acordo com a agência de notícias russa RIA Novosti, a explosão aconteceu enquanto o blogger fazia um discurso numa palestra organizada pelo movimento Cyber Front Z. Ao que tudo indica, embora não tenha sido confirmado por fontes oficiais, um engenho explosivo terá sido colocado dentro de um prémio que Tatarsky recebeu. 

Uma jovem, nascida em 1997, foi detida por suspeitas da morte do blogger pró-Kremlin  Vladlen Tatarsky. Segundo o meio de comunicação bielorrusso Nexta, que cita a Interfax, a jovem, identificada como Darya Trepova, foi levada pelas autoridades, que acreditam que foi a jovem que entregou um prémio com um engenho explosivo a Tatarsky.

O caso está a ser tratado como “um homicídio perigoso” pelo Comité de Investigação da Rússia.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, referiu, citada pela TASS, que o “silêncio” do Ocidente sobre a explosão e o assassinato de Tatarsky é “sugestiva” e considerou que os “jornalistas russos sofrem constantemente ameaças de represálias pelo regime Kyiv”, que são ignoradas pelo resto do mundo.

Pela Ucrânia, o conselheiro presidencial Mykhailo Podolyak afirmou que a explosão mostra que “as aranhas estão a comer-se umas às outras” e considerou que o incidente trará “problemas” para a Rússia, enquanto Kyiv “assiste”.

Leia Também: Blogger militar pró-russo morre em explosão no centro de São Petersburgo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório