Meteorologia

  • 04 OUTUBRO 2023
Tempo
31º
MIN 18º MÁX 31º

Clero com ligações a Moscovo resiste a expulsão de mosteiro ucraniano

As imagens mostram os crentes a impedir as autoridades ucranianas de entrar no mosteiro.

Notícias ao Minuto

09:17 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Membros da Igreja Ortodoxa da Ucrânia protestaram, na quinta-feira, contra a sua expulsão do Kyiv Pechersk Lavra, também conhecido como se tratando do Mosteiro de Kyiv.

As imagens do momento - que pode ver na galeria acima - mostram os crentes a impedir as autoridades ucranianas de entrar no mosteiro, com o intuito de concretizarem a expulsão.

O protesto surge depois da Igreja Ortodoxa Ucraniana, uma das duas igrejas ortodoxas orientais da Ucrânia e que apresenta, também, ligações a Moscovo, ter sido obrigada a abandonar o Mosteiro até esta quarta-feira - na sequência do maior escrutínio das autoridades ucranianas motivado pela invasão russa.

Porém, facto é que alguns clérigos e membros da igreja resistiram à expulsão, insistindo que a igreja já não está sob a jurisdição eclesiástica da Igreja Ortodoxa Russa.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Kharkiv, Zaporíjia e Izium debaixo de fogo russo durante a noite

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório