Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Itália. Anarquista mantido em regime de prisão igual ao de mafiosos

Um tribunal de Milão rejeitou hoje uma petição do anarquista italiano Alfredo Cospito, preso e em greve de fome, para que fosse libertado do regime prisional sob o qual está detido, idêntico ao destinado a mafiosos. 

Itália. Anarquista mantido em regime de prisão igual ao de mafiosos
Notícias ao Minuto

16:59 - 27/03/23 por Lusa

Mundo Itália

Cospito, que está com problemas de saúde depois de estar em greve de fome desde outubro de 2022, permanecerá desta forma no mesmo regime prisional, idêntico ao destinado aos detidos associados à máfia, numa ala protegida do hospital San Paolo de Milão, no norte de Itália.

Em 2012, o anarquista italiano foi inicialmente condenado a 10 anos de prisão por uma agressão e atentado contra o presidente da empresa de energia nuclear italiana Ansaldo Nucleare e, antes, em 2006, a pena de prisão perpétua sem liberdade condicional na sequência de um atentado à bomba a um centro de instrução dos Carabinieri, uma das quatro forças armadas de Itália.

No entanto, o tribunal recusou-se a comutar a pena de Cospito para prisão domiciliária ou à custódia permanente no hospital. 

Os advogados indicaram que Cospito sofreu na semana passada uma ligeira paragem cardiorrespiratória transitória.

Trata-se da mais recente série de petições legais malsucedidas feitas por Cospito, 55 anos, que tem, paralelamente, tentado lutar pela abolição do regime de detenção destinado aos mafiosos, mas em vão.

"Não tínhamos qualquer confiança no sucesso desta iniciativa. Mas foi um passo obrigatório para poder recorrer a nível internacional. O caso Cospito é exemplar em muitos aspetos do nível de desenvolvimento judicial do nosso país", afirmaram os advogados.

Os apoiantes e seguidores de Cospito têm sido responsáveis por uma série de ameaças, atos de vandalismo e protestos violentos, incluindo tumultos em Turim no início deste mês.

Leia Também: Idosa morre em acidente semelhante ao que matou a filha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório