Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento sueco aprova mais apoios militares para a Ucrânia

Apoios podem chegar aos 553 milhões de euros.

Parlamento sueco aprova mais apoios militares para a Ucrânia

"O governo [sueco] terá o direito de decidir doar equipamento militar à Ucrânia. Esta é a essência de uma proposta do governo, que o Riksdag aprovou." Assim o garante o próprio parlamento sueco (Riksdag), num comunicado publicado na sua página oficial na Internet.

"Por meio de uma autorização, o Riksdag dá ao governo o direito de decidir doar equipamento militar à Ucrânia até um valor máximo de 6,2 mil milhões de coroas suecas (cerca de 553 milhões de euros). Isso inclui tanques, peças de artilharia do tipo Archer Artillery System e Robot 97, além de munições", lê-se na mesma nota informativa.

Nela, o parlamento sueco conclui que "no total, estima-se que as despesas do governo central aumentem 0,7 mil milhões de coroas suecas (cerca de 62 milhões de euros) durante o ano como resultado da proposta". Justificação? "É do interesse da Suécia oferecer equipamento militar à Ucrânia."

A Rússia iniciou uma invasão em grande escala da Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, espoletando um conflito armado que, segundo a ONU, já causou mais de 8.300 mortes civis.

Leia Também: Alemanha envia veículos Dachs e metralhadoras para a Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório