Uma bebé de 15 meses foi presenteada com um desfile de bolas de sabão, no momento em que deixou o hospital pediátrico Franciscan Children’s, em Boston, nos EUA, pela primeira vez na vida, a 15 de março.
Helen nasceu com 28 semanas de gestação, em dezembro de 2021. Mas se a sua irmã gémea, Alma, pôde ir para casa após quatro meses, Helen necessitou de mais cuidados.
Contudo, a 15 de março, a bebé teve, finalmente, alta hospitalar, ficando livre para se reunir não só com a irmã, mas também com as mães, Harriet Alexander e Isabela Alexander-Astiz Le Bras.
"Estávamos um pouco nervosas quanto à reação dela… Nunca tinha saído de carrinho e foi uma pequena campeã", disse Isabela, ao programa 'Good Morning America'.
"Andámos pelo desfile de bolas de sabão. Acenou a toda a gente, um pouco confusa, mas muitas enfermeiras, técnicos respiratórios e terapeutas estiveram lá para se despedir", complementou.
Por seu turno, Harriet confessou que a semana anterior à alta hospitalar de Helen foi muito emocional, uma vez que, apesar de a família estar entusiasmada, era assustador pensar em ter "uma criança medicamente complexa em casa".
Na temporada que passou naquela unidade hospitalar, Helen foi alvo de diversas terapêuticas, entre elas fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, e musicoterapia.
"A Helen habitou-se a estar em casa muito melhor do que imaginámos. Tem estado muito calma e feliz", assegurou Isabela.
As mães salientaram ainda que este processo abriu os seus olhos para a experiência de ter uma criança com problemas de saúde complexos, e como a sua condição "impacta a vida".
"Impactou as nossas carreiras, impactou a nossa família, essencialmente todos os aspetos da nossa vida. Acho que, às vezes, pode ser isolador ter um filho com muitas necessidades complexas, e encontrámos uma grande comunidade junto de pais de crianças como a Helen", rematou Harriet.
Leia Também: EUA. Procurava hastes de veado e encontrou esqueleto humano na floresta