Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Bakhmut? Há uma "possibilidade" de que russos "estejam a perder força"

A cidade de Bakhmut tornou-se, em meados de fevereiro, numa das zonas mais intensas do conflito, que tem tido um elevado custo para os civis que permanecem na região.

Bakhmut? Há uma "possibilidade" de que russos "estejam a perder força"
Notícias ao Minuto

09:56 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Existe a forte possibilidade de o ataque russo à cidade ucraniana de Bakhmut estar a perder força no terreno, avança o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD), na sua atualização diária sobre a situação na Ucrânia.

De acordo com o MoD, em comunicado divulgado na rede social Twitter, as forças ucranianas iniciaram, nos últimos dias, um contra-ataque em Donetsk, o que provavelmente "aliviará a pressão na ameaçada rota de abastecimento de H-32".

"A luta continua no centro da cidade e a defesa ucraniana continua em risco de envolvimento do norte e do sul", acrescenta o Ministério da Defesa britânico no seu relatório de inteligência desta manhã.

Contudo, revela, que há "uma possibilidade realista" de que o ataque russo à cidade esteja "a perder força", que se pode dever ao facto de "algumas unidades do Ministério da Defesa russo" terem sido "realocadas para outros setores".

Na terça-feira, o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) revelou, por outro lado, que os bombardeamentos e combates na cidade de Bakhmut e arredores, leste da Ucrânia, estão a intensificar-se com elevado custo para os civis que permanecem na região.

Em comunicado, o organismo da ONU indicou que cerca de 3 mil civis permanecem na cidade - que possuía 72 mil habitantes antes do início da guerra - que necessitam de urgente ajuda humanitária. A localidade tornou-se, em meados de fevereiro, numa das zonas mais intensas do conflito.

Recorde-se que a ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia foi justificada pelo presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. Os consecutivos ataques e bombardeamentos foram condenados pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu - e continua a responder - com o envio de armamento para a Ucrânia e imposição de sanções políticas e económicas à Rússia.

Desde o início da guerra, de acordo com a ONU, morreram 8.317 civis e 13.892 ficaram feridos, números que deverão estar muito aquém dos reais.

Leia Também: ONU denuncia degradação da situação humanitária em Bakhmut e arredores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório