Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Soldado russo suspeito de disparar sobre um civil em Izium

Em causa está Klim Kerzhaev, um comandante russo de 25 anos, que é agora suspeito do crime de tentativa de homicídio de um civil.

Soldado russo suspeito de disparar sobre um civil em Izium
Notícias ao Minuto

13:06 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Um soldado russo terá, alegadamente, disparado sobre um civil nas proximidades da cidade ucraniana de Izium, na zona este da Ucrânia. O indivíduo está agora a ser acusado de crimes de guerra à revelia, por parte da polícia ucraniana.

Em causa está Klim Kerzhaev, um comandante russo de 25 anos, que é agora suspeito do crime de tentativa de homicídio de um civil, no contexto de um ataque filmado por um drone ucraniano, reporta a CNN Internacional.

As imagens em questão terão sido captadas numa altura em que as forças ucranianas tinham em andamento uma missão de resgate na região.

Serhii Bolvinov, chefe do departamento de investigação da polícia de Kharkiv, explicou ao mesmo meio: "Vemos isto como se fosse televisão, como se fosse uma novela. Um filme de terror em que os russos matam civis".

A fonte contactada pela CNN Internacional destacou ainda que este foi apenas um das centenas de alegados crimes de guerra russos em investigação, por parte da sua equipa, só na região de Kharkiv - incluindo-se, aqui, a descoberta de centenas de cadáveres em valas comuns em Izium.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Primeiro-ministro japonês já chegou a Kyiv para encontro com Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório