Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Londres saúda ação das autoridades suíças quanto ao Credit Suisse

O governo britânico saudou hoje a atuação das autoridades suíças, que permitiu a aquisição do banco Credit Suisse pelo UBS, e afirmou que o sistema bancário do Reino Unido é "seguro".

Londres saúda ação das autoridades suíças quanto ao Credit Suisse
Notícias ao Minuto

21:15 - 19/03/23 por Lusa

Mundo Credit Suisse

"O governo britânico saúda as medidas tomadas pelas autoridades suíças sobre o Credit Suisse tendo em vista apoiar a estabilidade financeira", afirmou na rede social Twitter o ministro das Finanças, Jeremy Hunt.

"O Banco de Inglaterra confirmou que o sistema bancário do Reino Unido permanece seguro, saudável e bem capitalizado", acrescentou, citando uma declaração do banco central.

A aquisição do Credit Suisse pelo grupo bancário UBS foi anunciada hoje pelo presidente da Suíça, Alain Berset, considerando que esta é melhor forma de "restaurar a confiança".

A solução "não é apenas decisiva para a Suíça (...) mas para a estabilidade do sistema financeiro" mundial, afirmou Berset.

As negociações para a aquisição envolveram os dois bancos, o governo suíço, o banco central e a entidade reguladora, com o objetivo de restaurar a confiança na banca suíça e a estabilidade do sistema financeiro mundial.

O Credit Suisse registou nos últimos dias uma forte queda em bolsa, tendo ao longo da semana acumulado uma descida de mais de 25%.

A transação terá um valor de 3.000 milhões de francos suíços (3,02 mil milhões de euros), que serão pagos em ações do UBS, ou seja, com um valor de 0,76 francos por ação do Credit Suisse.

O UBS vai beneficiar de uma garantia de 9.000 milhões de francos do governo que serve de seguro caso sejam descobertos problemas em carteiras muito específicas do Credit Suisse. O banco central anunciou ainda uma linha de liquidez que vai até 100 mil milhões de francos suíços.

Leia Também: Tesouro dos EUA e Fed congratulam-se com aquisição do Credit Suisse

Recomendados para si

;
Campo obrigatório