Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente iraniano recebeu convite para visitar a Arábia Saudita

O presidente iraniano Ebrahim Raissi recebeu hoje um convite do rei Salman da Arábia Saudita para visitar Riade para consolidar e selar a aproximação entre os dois países, anunciou um funcionário presidencial iraniano.

Presidente iraniano recebeu convite para visitar a Arábia Saudita
Notícias ao Minuto

16:04 - 19/03/23 por Lusa

Mundo Ebrahim Raissi

"Numa carta ao Presidente Raissi, o Rei Salman da Arábia Saudita saudou o acordo alcançado entre os dois países irmãos, convidou-o a ir a Riade e apelou a uma forte cooperação económica e regional. Raissi saudou o convite", escreveu no Twitter o seu vice-chefe de gabinete, Mohammad Jamshidi.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, referiu também hoje que os dois países tinham acordado numa próxima reunião dos respetivos chefes diplomáticos. Adiantou que "três locais" tinham sido sugeridos "para realizar esta reunião", sem especificar pormenores.

O anúncio segue-se à decisão de Teerão e Riade, em 11 de Março, de restabelecer as relações diplomáticas no prazo de dois meses após conversações na China.

Arábia Saudita sunita e Irão xiita cortaram os laços em 2016 após os manifestantes na República Islâmica terem atacado as missões diplomáticas sauditas na sequência da execução por Riade de um proeminente clérigo xiita.

O acordo entre as duas potências rivais do Médio Oriente inclui a reabertura mútua das embaixadas, bem como o compromisso de cada uma delas de respeitar a soberania da outra e de não interferir nos seus "assuntos internos".

Em apoio a Riade, outros países do Golfo, incluindo os Emiratos Árabes Unidos, Kuwait e Bahrein tinham reduzido os seus laços diplomáticos com Teerão.

Nos últimos meses, os Emirados Árabes Unidos e o Kuwait retomaram as suas relações diplomáticas com o Irão.

Leia Também: Presidente da Bielorrússia iniciou no domingo visita oficial ao Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório