Meteorologia

  • 20 MARçO 2023
Tempo
21º
MIN 11º MÁX 22º

Blinken manifesta a Borrell apoio ao plano para aproximar Sévia e Kosovo

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, manifestou sexta-feira ao seu homólogo europeu, Josep Borrell, o apoio dos EUA à normalização de relações entre a Sérvia e o Kosovo, na véspera da cimeira que vão fazer na Macedónia do Norte.

Blinken manifesta a Borrell apoio ao plano para aproximar Sévia e Kosovo
Notícias ao Minuto

06:34 - 18/03/23 por Lusa

Mundo UE

Em comunicado, o Departamento de Estado adiantou que "o secretário e o alto representante [da União Europeia para as relações externas] dialogaram sobre o seu forte apoio à normalização das relações entre a Sérvia e o Kosovo, com a atenção colocada na próxima reunião de líderes, que se vai realizar em Ohrid, Macedónia do Norte".

Borrell vai reunir-se no sábado, em Ohrid, com o presidente da Sérvia, Aleksandar Vuscic, e o primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti, para definir os próximos passos para esta normalização.

A Sérvia não reconhece a independência da sua antiga província do Kosovo, povoada na sua maioria por albaneses, proclamada em 2008.

Vucic e Kurti aceitaram em fevereiro negociar a normalização das suas relações, segundo um plano promovido pela União Europeia e apoiado pelos EUA, depois de meses de novas tensões entre os dois Estados.

Leia Também: EUA apoia plano da UE para aliviar tensão entre Sérvia e Kosovo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório