Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Aliados estão a "discutir" envio de aviões para a Ucrânia

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, disse hoje que vários países ocidentais estão a discutir a possibilidade de enviar caças à Ucrânia, depois de a Polónia anunciar o envio de aviões para a Ucrânia nos próximos dias.

Aliados estão a "discutir" envio de aviões para a Ucrânia
Notícias ao Minuto

23:43 - 16/03/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Os caças são um desejo do lado ucraniano há muito tempo. É algo que estamos a discutir no círculo dos países aliados. Mas não vou entrar em mais detalhes", afirmou Mette Frederiksen à imprensa.

A primeira-ministra sublinhou que o seu país analisa "continuamente" quais as doações adequadas e que já se comprometeu a enviar tanques e material de guerra.

"Estamos a considerar várias possibilidades diferentes", disse ainda.

O presidente polaco, Andrzej Duda, disse hoje que Varsóvia vai enviar quatro caças MiG-29 para a Ucrânia nos próximos dias e posteriormente mais oito caças russos, sendo a Polónia o primeiro país a fazê-lo.

O Governo dinamarquês tinha anunciado na quarta-feira a criação de um fundo de 7.000 milhões de coroas (940 milhões de euros) para canalizar ajuda militar, civil e empresarial à Ucrânia.

A Dinamarca destinou até agora cerca de 4,9 mil milhões de coroas (658 milhões de euros) à ajuda militar à Ucrânia desde o início da intervenção militar russa, que se somam a mais 1,4 mil milhões (188 milhões de euros) para ajuda humanitária.

Leia Também: Drone? Rússia quer canais de comunicação abertos com EUA após incidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório