Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

ONU procurará compromissos para uma mudança radical na gestão da água

As Nações Unidas (ONU) procurarão na próxima semana alcançar compromissos de todo o mundo para uma transformação radical na forma como a água é gerida durante uma conferência em Nova Iorque, a primeira do género desde 1977.

ONU procurará compromissos para uma mudança radical na gestão da água
Notícias ao Minuto

22:44 - 16/03/23 por Lusa

Mundo ONU

"A Conferência da Água de 2023 pode e deve ser um ponto de viragem", enfatizou Henk Ovink, enviado especial para a Água da Holanda, que juntamente com o Tajiquistão lidera o evento.

A ONU espera que pelo menos 12 chefes de Estado e de Governo, cerca de 80 ministros e altos funcionários do Governo e mais de 6.500 representantes da sociedade civil participem nesta reunião da qual emergirá uma nova Agenda de Ação para a Água.

Este grande plano incluirá toda uma série de compromissos já alcançados e outros que serão apresentados durante a conferência para acelerar a proteção da água.

"Água, seja muito ou pouca, ou muito poluída, é o fator de conexão dos grandes desafios do nosso tempo, desde a alimentação e energia até à migração e urbanização", disse Ovink à imprensa.

O enviado holandês enfatizou que o mundo não pode mais tratar a água como algo local ou regional, mas que sim como uma questão global e "mudar radicalmente" a forma como ela é gerida.

De acordo com o Enviado Especial para a Água do Tajiquistão, Sulton Rahimzoda, uma mensagem de "esperança" deve sair desta conferência acima de tudo.

"Esperança para 2,1 mil milhões de pessoas que ainda não têm acesso a água potável, para 3,6 mil milhões de pessoas sem acesso a saneamento seguro, esperança para 500 milhões de pessoas que continuam a defecar a céu aberto e esperança para 2,3 mil milhões de pessoas que vivem em países com problemas hídricos", declarou.

Segundo a ONU, diante da crise hídrica, são urgentes compromissos e ações em muitas áreas, desde a proteção dos aquíferos, o combate à poluição, o abastecimento de água potável ou a integração das políticas hídricas com as políticas climáticas.

Ao contrário de outros grandes encontros internacionais, os países não negociarão um grande acordo, mas essa nova Agenda será baseada em compromissos voluntários de Governos, empresas e outros atores.

Até agora, a ONU já recebeu 360 promessas e espera muito mais nos três dias de duração da Conferência, que será realizada de 22 a 24 de março na sede da Organização, em Nova Iorque.

Além das sessões plenárias, o encontro contará com diálogos sobre temas específicos como "Água e Saúde", "Água e Desenvolvimento Sustentável" ou "Água e Mudanças Climáticas" e cerca de 550 eventos paralelos, tanto no complexo da ONU quanto em outros pontos da cidade.

A última Conferência das Nações Unidas sobre a Água foi realizada em 1977 em Mar del Plata, na Argentina.

Leia Também: UE e NATO cooperam em segurança na energia, transportes, digital e espaço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório