Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Conselho de Segurança da ONU apoia painel para eleições na Líbia

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) adotou hoje uma declaração presidencial que apoia o lançamento de um painel de alto nível para facilitar um plano para a realização de eleições na Líbia este ano.

Conselho de Segurança da ONU apoia painel para eleições na Líbia
Notícias ao Minuto

20:27 - 16/03/23 por Lusa

Mundo Líbia

Na declaração, o Conselho saúda a iniciativa do representante especial da ONU para a Líbia, o senegalês Abdoulaye Bathily, que a anunciou em fevereiro para tentar tirar o país da crise em que mergulhou desde a revolta de 2011.

Na ocasião, Bathily observou que o painel terá como objetivo facilitar a adoção de uma estrutura legal e um roteiro com prazos para a realização de eleições em 2023.

As eleições presidenciais e legislativas líbias, inicialmente previstas para dezembro de 2021, foram adiadas por tempo indeterminado devido a divergências persistentes, sobretudo relativas à base legal dos escrutínios e a presença de candidatos controversos.

A Líbia atravessa uma crise política grave desde a revolta de 2011 que levou à queda de Mouammar Kadhafi, no poder durante 42 anos de ditadura.

Dois Governos disputam o poder, um instalado em Tripoli e reconhecido pela ONU, e outro apoiado pelo homem forte da região leste do país, o marechal Khalifa Haftar.

Face às acusações de ingerência por parte de alguns elementos políticos na Líbia, Abdoulaye Bathily garantiu que a sua proposta não foi uma "solução imposta pelo estrangeiro" e que o "roteiro claro" que deve ser estabelecido a partir de meados de junho "não depende" dele.

Se o calendário for respeitado, "será possível organizar as eleições até ao final do ano", acrescentou o enviado da ONU.

Leia Também: Cerca de 2,5 toneladas de urânio natural da Líbia desapareceram

Recomendados para si

;
Campo obrigatório