Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Mais de 100 mil soldados ucranianos terão morrido na invasão, dizem EUA

A estimativa foi avançada por oficiais norte-americanos.

Mais de 100 mil soldados ucranianos terão morrido na invasão, dizem EUA
Notícias ao Minuto

10:28 - 16/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Mais de 100 mil soldados ucranianos terão morrido desde o início da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022. A estimativa foi avançada por oficiais norte-americanos ao jornal Politico.

“Mais de 100 mil soldados ucranianos morreram na guerra que dura há um ano, estimam oficiais americanos, incluindo os soldados mais experientes”, escreveu o jornal, na quarta-feira. “Muitas destas perdas ocorreram em Bakhmut”.

A publicação avançou ainda que Washington está “preocupada” com a falta de munições, defesas aéreas e de soldados experientes. 

A estimativa norte-americana vai de encontro com o que o Ministério da Defesa da Noruega avançou, no final de janeiro. “As perdas ucranianas são, provavelmente, de mais de 100 mil mortos ou feridos”, disse o ministro Eirik Kristoffersen, sem, no entanto, indicar como calculou estes números.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Desmantelada rede de espionagem na Polónia. Trabalharia para a Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório