EUA impõem sanções contra ex-chefe de inteligência da Bósnia-Herzegovina

O governo dos Estados Unidos impôs esta quarta-feira sanções ao ex-chefe da agência de segurança da Bósnia-Herzegovina, acusado de utilizar indevidamente recursos estatais em benefício do seu partido político e de colaborar com redes criminosas para enriquecer.

Notícia

© Getty Images

Lusa
16/03/2023 00:51 ‧ 16/03/2023 por Lusa

Mundo

EUA

O Departamento do Tesouro norte-americano alegou que Osman Mehmedagic utilizou indevidamente a sua posição para instruir uma empresa de telecomunicações estatal a recolher dados de telemóveis de políticos não afiliados ao Movimento de Ação Democrática (PDA).

Em comunicado, o Tesouro dos EUA realçou que Mehmedagic também "utilizou a sua posição e ligações" para ameaçar e influenciar candidatos de uma aliança de partidos que derrotou o seu partido nas eleições gerais de outubro, para apoiar o PDA durante as negociações de coligação que se seguiram.

"Também há informações credíveis de que Mehmedagic colaborou com redes criminosas para enriquecer a nível pessoal e o seu partido político", acrescentou o Governo norte-americano no comunicado.

Após o anúncio das sanções, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, destacou, em comunicado, que as transgressões de Mehmedagic "refletem um padrão de comportamento mais amplo" de partidos políticos 'etnonacionalistas' na Bósnia, incluindo o PDA.

"[Estes] transformaram as principais instituições do setor da justiça e segurança em armas para fazer mau uso de recursos em apoio a objetivos políticos e para proteger as organizações criminosas com as quais estão associados", vincou.

Mehmedagic foi substituído como chefe da agência de segurança do Estado no mês passado, após mais de 7 anos no cargo.

Também esta quarta-feira, o Departamento do Tesouro impôs sanções contra Edin Gacanin, nascido na Bósnia, mas criado nos Países Baixos, acusando-o de ser "um dos traficantes de drogas mais prolíficos do mundo".

O Tesouro disse que Gacanin era o líder do cartel 'Tito e Dino', "que inclui os seus familiares e amigos" da Bósnia-Herzegovina e que também está envolvido em lavagem de dinheiro.

As sanções contra Gacanin, acrescentou, foram estreitamente coordenadas com a Agência Antidrogas dos EUA, a agência Europol da União Europeia e os governos dos Países Baixos, França e Bélgica.

Qualquer propriedade ou interesse pertencente aos indivíduos sancionados nos Estados Unidos é bloqueado e deve ser relatado.

Leia Também: Lei de agentes estrangeiros? EUA e UE advertem Bósnia-Herzegovina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas