Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Radares e navios 'caça-minas'. Países Baixos reforçam apoio a Kyiv

O anúncio foi feito pela ministra da Defesa do país, Kajsa Ollongren, no decorrer de uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo ucraniano, Oleksii Reznikov, durante uma visita à cidade ucraniana de Odessa.

Radares e navios 'caça-minas'. Países Baixos reforçam apoio a Kyiv
Notícias ao Minuto

17:19 - 14/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Os Países Baixos anunciaram, esta terça-feira, que vão reforçar o apoio prestado à Ucrânia no contexto desta guerra, com o fornecimento de dois navios 'caça-minas', radares de deteção de drones, e ainda um sistema anfíbio M3.

O anúncio foi feito pela ministra da Defesa do país, Kajsa Ollongren, no decorrer de uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo ucraniano, Oleksii Reznikov, durante uma visita à cidade ucraniana de Odessa, informa a Reuters.

Segundo reporta a agência noticiosa, os radares e o sistema M3 serão adquiridos diretamente à indústria, ao passo que os navios citados serão entregues a Kyiv apenas em 2025 - uma vez que estes se destinam a ajudar no processo de busca de minas no Mar Negro, assim que a guerra termine.

De recordar que os Países Baixos, juntamente com a Bélgica e, possivelmente, outros países aliados, darão formação à tripulação ucraniana sobre como utilizar estes navios 'caça-minas' a partir da segunda metade do presente ano.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Apoiar a Ucrânia não é "um interesse vital dos EUA", diz Ron DeSantis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório