Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Extensão de acordo de cereais "apenas por 60 dias"? Ucrânia contesta

A Rússia considera que o acordo deve ser modificado no futuro, não querendo aceitar propostas de prolongamento que vão para além de 60 dias.

Extensão de acordo de cereais "apenas por 60 dias"? Ucrânia contesta
Notícias ao Minuto

20:04 - 13/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A posição da Rússia de estender o acordo de cereais do Mar Negro apenas por 60 dias "contradiz o documento" assinado pela Turquia e pela ONU, segundo afirmou o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov.

"O acordo envolve pelo menos 120 dias de extensão, portanto a posição da Rússia de estender o acordo apenas por 60 dias contradiz o documento assinado pela Turquia e pela ONU", afirmou Kubrakov numa publicação na rede social Twitter, referindo ainda que se aguarda "a posição oficial" de ambos.

Esta segunda-feira foi o primeiro dia de negociações entre a Rússia e representantes das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça.

A Ucrânia, as Nações Unidas e a Turquia acordaram com Moscovo - no dia 17 de novembro do ano passado - a extensão do acordo "Iniciativa para o transporte seguro de produtos agrícolas através do Mar Negro" - que ajudou a estabilizar o impacto do aumento global dos preços dos alimentos - por um período de 120 dias.   

O início do pacto ocorreu a 22 de junho de 2022 sendo que o primeiro navio com cereais ucranianos zarpou do porto de Odessa, no Mar Negro, a 1 de agosto. 

O acordo atual é válido até 18 de março, dia em que deve ser formalizada a renovação pelas duas partes, mas ainda não existem garantias totais sobre a extensão do pacto.

Contudo, o Kremlin espera que haja mudanças no funcionamento do acordo, considerando que este deve ser modificado no futuro. Por isso, deu indicações à delegação russa que está a participar nas negociações para não aceitar propostas de prolongamento que vão para além de 60 dias.

De recordar que o transporte de cereais e outros produtos agrícolas ucranianos é drasticamente afetado pela invasão militar da Rússia iniciada em fevereiro do ano passado. 

A chamada Iniciativa dos Cereais do Mar Negro envolve verificações marítimas de carga por funcionários da ONU, russos, ucranianos e turcos para garantir que apenas alimentos - e não armas - estejam a ser transportados.

Leia Também: Rússia aceita prolongar acordo de cereais apenas por 60 dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório