Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Bruxelas em alerta após ameaça de ataque no metro da cidade

A capital belga está em alerta máximo após a Comissão Europeia ter recebido um e-mail, escrito em russo, a dizer que pretendiam fazer explodir um engenho no metro da cidade.

Bruxelas em alerta após ameaça de ataque no metro da cidade
Notícias ao Minuto

10:32 - 08/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Bruxelas

A Comissão Europeia informou as autoridades belgas, no fim da tarde de terça-feira, que tinha recebido um e-mail, a 3 de março, escrito em russo, a antever um ataque no metro, planeado para esta quarta-feira.

Segundo avança o jornal belga Le Soir, trata-se de uma ameaça considerada pouco credível pelo nível de precisão com que é formulada, mas está a ser levada “muito a sério”.

O Ministério Público de Bruxelas já abriu uma investigação, diz o mesmo jornal, avançando que o Centro de Crise está a monitorizar a situação e a polícia federal fez verificações no metro durante a noite.

Um homem contactou, em russo, a Comissão Europeia duas vezes por e-mail recentemente, revelou a instituição europeia na sua missiva, citada pelo Le Soir. O primeiro contacto é de 16 de fevereiro e não continha nada de alarmante, diz o jornal, mas a segunda mensagem, enviada a 3 de março, já tinha um tom ameaçador: "Enquanto a UE continua a sua política agressiva, gostaria de alertar sobre o início de ataques terroristas em massa no território da UE."

Na mesma mensagem, o homem avança com uma ameaça específica: “No dia 8 de março, o metro de Bruxelas vai explodir entre Yser e Rogier."

Em resposta à ameaça, especialmente pelo alto nível de detalhe, as autoridades realizaram buscas no metro, com recurso a cães, que não detetaram a presença de qualquer explosivo.

Também a Embaixada dos Estados Unidos na Bélgica alertou, esta quarta-feira, para o acrescido nível de alerta na cidade. "A polícia aumentou a segurança em resposta a uma ameaça de um possível ataque ao metro a ser realizado hoje, 8 de março. Continue atento ao seu redor e tenha cuidado ao viajar em Bruxelas e nos arredores", alertou a embaixada em comunicado.

[Notícia atualizada às 10h51]

Leia Também: Explosão em prédio comercial no Bangladesh matou pelo menos 14 pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório