Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

KGB bielorrusso classifica Associação de Jornalistas como "extremista"

O Comité Estatal de Segurança da Bielorrússia (KGB) classificou como "formação extremista" a Associação de Jornalistas da Bielorrússia (AJB), extinta anteriormente pelo Tribunal Supremo, medida que a organização qualificou de "ato de intimidação".

KGB bielorrusso classifica Associação de Jornalistas como "extremista"
Notícias ao Minuto

15:57 - 07/03/23 por Lusa

Mundo Bielorrússia

"Um grupo de cidadãos entre os representantes da AJB está a levar a cabo atividades extremistas", refere o documento do Ministério do Interior da Bielorrússia, citado pela agência EFE, que incluiu a associação na lista de organizações, formações e empresários "implicados em atividades extremistas".

O vice-presidente da associação, Barys Horetsky, afirmou no canal televisivo Belsat, ligado à oposição e registado na Polónia, que a decisão do KGB de classificar a AJB como "organização extremista" é um "ato de intimidação".

Horetsky destacou que essa classificação irá piorar as condições laborais dos trabalhadores dos órgãos de comunicação bielorrussos.

"A direção da organização está no exterior e continuará o seu trabalho para o setor dos media independentes, para os presos, para os que sofreram repressões. Mas isto, é claro, piora as condições laborais dos trabalhadores dos órgãos de comunicação bielorrussos, porque é um ato de intimidação e um ato de limitação dos direitos e oportunidades", afirmou o vice-presidente da associação, citado pela EFE.

A AJB foi criada em 1995, um ano após a tomada de poder de Alexander Lukashenko, atual presidente do país, com o objetivo de apoiar a informação objetiva e transparente à população.

Leia Também: Situação de direitos humanos na Bielorrússia agravou-se consideravelmente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório