Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

África do Sul reitera aposta no carvão e em energia de emergência turca

O ministro dos Recursos Minerais e Energia da África do Sul, Gwede Mantashe, reiterou hoje a aposta de Pretória na "longevidade" do carvão e na compra de energia de emergência turca para colmatar a crise de eletricidade.

África do Sul reitera aposta no carvão e em energia de emergência turca
Notícias ao Minuto

15:10 - 07/03/23 por Lusa

Mundo África do Sul

"O carvão estará connosco por muitos anos", anteviu o governante sul-africano na abertura de uma conferência internacional sobre energia na Cidade do Cabo.

Mantashe defendeu que a resolução da atual crise de eletricidade no país passa pela "melhoria do fator de disponibilidade energética das centrais", defendendo a "aceleração da aquisição de energia de emergência".

"Muitas das pessoas que estão a protestar pensam que não devemos extrair minério porque estamos a alterar o meio ambiente. Mas esses minerais são importantes para transitar de altas emissões de carbono para baixas emissões de carbono", declarou.

Mantashe referia-se a um grupo de ativistas do Greenpeace África que, segundo a imprensa local, tentaram impedir a intervenção do ministro sul-africano na conferência sobre energia.

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa anunciou na segunda-feira um novo cargo na presidência, o de ministro da Eletricidade, para colmatar a falta de energia elétrica que está a estrangular a economia mais desenvolvida do continente.

O chefe de Estado sul-africano nomeou Kgosientsho Ramokgopa para ocupar o novo cargo ministerial, o primeiro do género na África do Sul democrática após a queda do regime de segregação racial do 'apartheid', em 1994, como parte de uma remodelação governamental anunciada ao país na televisão sul-africana.

Sobre a nomeação do ministro da Eletricidade, com quem irá partilhar parte do seu portfólio, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Gwede Mantashe, considerou depois, em declarações à imprensa, que o recém-nomeado ministro é "capaz" da tarefa para colmatar a crise dos cortes de eletricidade na África do Sul.

Mantashe acredita que o novo ministro irá focar a sua abordagem na melhoria do "baixo fator de disponibilidade de energia das centrais da Eskom", acrescentando que "o foco do novo ministro também será nas aquisições de energia de emergência".

"Isso significa não descartar o uso dos navios da Karpowership que têm sido alvo de críticas na África do Sul", disse Mantashe.

A empresa turca Karpowership apresentou a proposta preferida pelo Governo sul-africano para um contrato público a 20 anos na ordem dos 200 mil milhões de rands (10,3 mil milhões de euros), segunda a imprensa sul-africana, aguardando-se o controverso licenciamento após o Ministério das Florestas, Pescas e Meio Ambiente ter indeferido uma primeira autorização ambiental.

Mantashe disse que relativamente ao custo dos cortes de eletricidade, "os dois dificilmente são comparáveis".

Leia Também: Crise energética? África do Sul vai passar a ter ministro da Eletricidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório