Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Homens armados matam oito pessoas num novo ataque no centro do Iraque

Oito pessoas foram mortas e duas ficaram feridas num ataque realizado por homens armados no centro do Iraque, onde têm ocorrido vários atentados violentos nas últimas semanas, noticiou hoje a imprensa internacional.

Homens armados matam oito pessoas num novo ataque no centro do Iraque
Notícias ao Minuto

09:39 - 07/03/23 por Lusa

Mundo Iraque

Segundo a agência de notícias iraquiana INA, o mais recente incidente ocorreu na segunda-feira no distrito de Muqdadiya, na província de Diyala, norte de Bagdade, no qual "oito civis foram mortos e dois ficaram feridos em um ato criminoso".

A INA não divulgou detalhes do incidente, mas o ex-líder do Conselho Municipal de Muqdadiya, Adnan al Tamimi, disse à agência de notícias EFE que um engenho explosivo detonou quando um veículo, em que viajava um dos líderes da principal tribo da região, passou pelo local do ataque.

"A explosão foi seguida de tiros, causando a morte a oito pessoas, incluindo o filho do líder tribal e três mulheres, ferindo ainda outras duas pessoas", disse Al Tamimi.

O ex-líder do Conselho Municipal não descartou a possibilidade de o ataque estar relacionado com conflitos entre tribos da região, embora tenha apontado que os órgãos de segurança abriram uma investigação por suspeita de "os terroristas [do Estado Islâmico (EI)] poderem estar a aproveitar-se das diferenças tribais para causar o caos e uma escalada de violência naquela região".

O EI foi derrotado na região em 2017, depois de ter controlado grande parte do Iraque desde 2014, mas elementos 'jihadistas' ainda permanecem no país e têm realizado ataques contra civis e forças de segurança iraquianas no centro e oeste do país.

Leia Também: Secretário da Defesa dos Estados Unidos faz visita surpresa ao Iraque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório