Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Vídeo. Derrocada na Indonésia provoca 11 mortos e 50 desaparecidos

Chuvas torrenciais e deslizamentos de terra nas Ilhas Riau, das mais remotas do arquipélago indonésio, provocaram a morte de 11 pessoas e outras 50 desaparecidas, revelou o porta-voz da Agência indonésia de Luta contra Desastres Naturais, Abdul Muhari.

Notícias ao Minuto

23:31 - 06/03/23 por Lusa

Mundo Indonésia

Imagens fornecidas pela agência nacional, a um canal de televisão local, mostram a lama e os detritos causados pelo deslizamento de terra a cobrir por completo as casas perto da beira de um penhasco, na ilha de Serasan, entre Bornéu e a Malásia continental.

Na área do desastre, a rede de comunicação foi cortada , dificultando a comunicação das informações.

O porta-voz da agência de desastres naturais das Ilhas Riau avisou que o "clima é imprevisível" e "o vento está forte e as ondas estão altas".

O acesso a esta ilha isolada é difícil também para os socorristas, salientou Muhari, explicando que, normalmente, leva cinco horas de barco" a chegar ao local e anunciando estar a ser preparado o envio de um helicóptero para "agilizar o transporte de meios logísticos".

Durante a estação chuvosa, a Indonésia é propensa a deslizamentos de terra, agravados nalguns lugares pelo desmatamento e chuvas torrenciais prolongadas.

Na parte indonésia de Bornéu, mais de 17 mil casas ficaram inundadas pelas cheias, no distrito de Banjar, durante cerca de um mês.

A vizinha Malásia também sofreu chuvas torrenciais, seguidas de inundações, quatro pessoas morreram, pelo menos, e quase 41 mil abandonaram na semana passada as suas casas.

Em 2020, a capital da Indonésia, Jacarta, e cidades próximas, sofreram uma das inundações mais mortais dos últimos anos, depois de chuvas causarem deslizamentos de terra e a morte de, pelo menos, 67 pessoas.

Leia Também: Concluídas buscas por desaparecidos após chuvas no Brasil. Há 65 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório