Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Oito mortos após explosão de uma mina no leste da Síria

Oito civis morreram e mais de 35 ficaram feridos hoje após a explosão de uma mina antipessoal no leste da Síria, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Oito mortos após explosão de uma mina no leste da Síria
Notícias ao Minuto

09:15 - 02/03/23 por Lusa

Mundo ONG

Estas pessoas eram coletoras de trufas do deserto, de acordo com o OSDH, uma organização não-governamental com sede no Reino Unido que tem uma extensa rede de fontes no país.

Já a agência de notícias oficial Sana, indicou que "cinco pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas" na explosão de uma mina "deixada por terroristas do Estado Islâmico (EI)", após o camião que os transportava, para a província de Deir Ezzor, ter passado por cima do dispositivo.

Este incidente ocorre três dias depois da explosão de outras duas minas deixadas pelo EI, as quais mataram 10 civis e feriram outras 12 pessoas - todos coletores de trufas do deserto - na província de Hama (centro), segundo a Sana.

Em meados de fevereiro, um ataque atribuído ao EI matou 68 pessoas que também colhiam trufas na província oriental de Homs (centro), segundo o OSDH.

A trufa do deserto sírio, considerada uma das melhores do mundo, geralmente é colhida entre fevereiro e abril e vendida a preços exorbitantes.

O EI controlava grandes áreas na Síria desde 2014, abrangendo quase toda a província de Deir Ezzor, antes de ser expulso em março de 2019.

Quase 10,2 milhões de sírios vivem em áreas onde permanecem dispositivos explosivos, que mataram cerca de 15.000 pessoas de 2015 a 2022, segundo a ONU. O país é devastado desde 2011 por um conflito que já matou meio milhão de pessoas e deslocou milhões de habitantes.

Leia Também: Líder da OMS visita áreas rebeldes da Síria após sismos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório