Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Serviços secretos ucranianos gabam-se de abate de 6 tanques numa noite

Operação ocorreu na região de Lugansk.

Serviços secretos ucranianos gabam-se de abate de 6 tanques numa noite
Notícias ao Minuto

23:02 - 01/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Os serviços secretos ucranianos (SBU) divulgaram, esta quarta-feira, imagens noturnas de ataques contra tanques russos, alegando ter destruído seis tanques em apenas uma noite na região de Lugansk, no leste da Ucrânia.

Através do Twitter, o SBU caracterizou a operação como uma "caçada noturna", juntando o relato às notícias sobre a destruição de vários tanques russos em batalhas por toda a linha da frente.

"As forças especiais do SBU destruíram mais seis tanques numa noite. Duas equipas do Centro de Operações Especiais 'A' organizaram uma caçada noturna na direção de Lugansk. Após o trabalho preciso através dos drones de ataque, o equipamento inimigo foi completamente desativado", explicam as forças de Kyiv.

A região de Lugansk é uma das mais contestadas do conflito, juntamente com a de Donetsk. As duas autodeclararam-se unilateralmente repúblicas separatistas pró-russas, antes de Vladimir Putin anunciar a sua anexação.

A medida não foi reconhecida por nenhuma autoridade internacional, com exceção para os aliados mais próximos do Kremlin, como a Síria, a Eritreia e a Bielorrússia.

O noroeste da região de Lugansk foi libertada em grande parte pelas forças ucranianos durante a última grande contraofensiva, no outono de 2022, com a libertação de alguns aldeamentos a revelaram mais sinais das atrocidades e alegados crimes contra a humanidade cometidos pelas tropas russas.

Atualmente, a linha da frente, que se mantém bastante estagnada face à falta de avanços dois dois lados, também passa em grande parte pela região de Lugansk.

Leia Também: Ativistas ucranianos na Crimeia transformam 'Z' russo em ampulhetas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório