Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

"Sobrevivemos ao inverno". Ucrânia celebra entrada na primavera

Rússia foi acusada de usar inverno como arma de guerra contra o povo ucraniano. No país celebra-se agora a vitória da entrada na primavera e a resistência contra Moscovo.

"Sobrevivemos ao inverno". Ucrânia celebra entrada na primavera
Notícias ao Minuto

09:43 - 01/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Arranca o mês de março e na Ucrânia inicia-se também a primavera, chegando ao fim um longo inverno. Nas redes sociais começaram a ser partilhadas várias publicações que assinalam a data, numa celebração de sobrevivência.

Sublinhe-se que a Rússia foi acusada de usar o inverno como arma de guerra, atacando a rede elétrica da Ucrânia, infraestruturas de gás e serviços básicos dos cidadãos ucranianos. 

"Sobrevivemos ao inverno", escreveu a jornalista do Politico Nika Melkozerova. "Sobrevivemos graças a vocês também. Todos, que enviaram ajuda, geradores, abrigaram refugiados", acrescentou.

Já James Waterhouse, correspondente da BBC na Ucrânia, citou o primeiro-ministro ucraniano: "'Ultrapassámos o período mais difícil. Resistimos ao terror energético russo'", lê-se.

"Primeiro dia de primavera na Ucrânia e está a nevar. Mas Kyiv ainda está de pé, assim como Bakhmut, apesar dos meses de ataques russos e foi uma bela última noite de um inverno muito difícil. 'Nós sobrevivemos ao inverno', as pessoas continuam a dizer-me", escreveu Christina Lamb, do Sunday Times.

"Acreditem ou não, é oficialmente o primeiro dia da primavera na Ucrânia! Sim, de facto, é um dia ensolarado brilhante….E resistimos a muitas tempestades, sobrevivemos ao inverno e aos incessantes ataques de mísseis, e continuamos a viver e a acreditar na vitória", lê-se numa publicação do site Euromaiden Press.

Sublinhe-se que, na Ucrânia, a primavera começa a 1 de março e termina a 31 de maio.

Leia Também: AO MINUTO: Blinken e Lavrov na Índia; Rússia quer fortalecer censura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório