Dois membros regionais do Estado Islâmico mortos no Afeganistão

Dois membros regionais importantes do grupo Estado Islâmico (EI) foram mortos no Afeganistão nas últimas semanas em operações separadas das forças de segurança dos talibã, disse hoje um porta-voz governamental.

Estado Islamico, ISIS, Daesh, bandeira

© Reuters

Lusa
28/02/2023 09:34 ‧ 28/02/2023 por Lusa

Mundo

Estado Islâmico

As forças dos talibãs mataram Qari Fateh, chefe regional de inteligência e operações do EI, durante uma operação em Cabul no fim de semana, disse Zabihullah Mujahid, principal porta-voz do governo talibã, em comunicado.

No início deste mês, numa operação separada em Cabul, três membros do EI -- incluindo o líder sénior do EI, Ijaz Amin Ahingar -- já tinham sido mortos.

Mujahid disse que vários outros membros do EI, incluindo estrangeiros que planeavam ataques mortais, também foram detidos nos últimos dias.

A afiliada regional do grupo Estado Islâmico -- conhecido como Estado Islâmico na província de Khorasan -- é um importante rival dos talibãs. O grupo militante aumentou os seus ataques no Afeganistão desde a tomada do país pelos talibãs em agosto de 2021.

Os talibãs tomaram o poder em meados de agosto de 2021, quando as forças dos EUA e da NATO se retiraram do Afeganistão após 20 anos de guerra.

A comunidade internacional não reconheceu o governo do talibã, cautelosa com as duras medidas que impuseram desde a sua aquisição - incluindo a restrição de direitos e liberdades, especialmente para mulheres e minorias.

Leia Também: Britânica que fez parte do Estado Islâmico perde recurso para reaver cidadania

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas