Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dois membros da comunidade LGBTI assassinados na Colômbia

Dois integrantes da comunidade LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgénero e intersexuais) foram assassinados no noroeste e sudoeste da Colômbia, denunciou esta segunda-feira a organização não-governamental (ONG) Caribe Afirmativo.

Dois membros da comunidade LGBTI assassinados na Colômbia
Notícias ao Minuto

06:39 - 28/02/23 por Lusa

Mundo Colômbia

Entre as vítimas está a defensora dos direitos das mulheres 'afro' e 'trans' Shaina Vanessa Pretel, uma mulher transexual cujo corpo foi encontrado no bairro El Poblado 2 da cidade de Cali, segundo informou a organização não-governamental (ONG) em comunicado.

Ao mesmo tempo, o Caribe Afirmativo lamentou a morte de um jovem de 23 anos, também integrante desta comunidade, no município de Yondó, localizado no departamento de Valle del Cauca.

"Testemunhas indicam que um assassino contratado entrou na casa (...) sacou a sua arma e disparou várias vezes, causando ferimentos fatais", acrescentou a ONG.

Além de denunciar estas mortes, o Caribe Afirmativo instou o Ministério Público da Colômbia a "investigar prontamente" os factos, "com base na possibilidade" de se tratar de um caso de homicídio motivado por "preconceito" sobre a orientação sexual ou a identidade de género das vítimas.

Da mesma forma, a organização solicitou a criação de um grupo de trabalho para "analisar e agir sobre os factos", para que se apure se "tiveram origem na violência por preconceito de orientação sexual, identidade ou expressão de género".

Esta ONG já tinha lamentado este mês o homicídio de quatro pessoas no departamento do Atlântico.

De acordo com dados do Caribe Afirmativo, o ano de 2022 foi um dos mais violentos, com 27 pessoas assassinadas.

A Provedoria do Povo divulgou em dezembro que em 2022 foram assinadas na Colômbia 25 mulheres transgénero, pedindo a "duplicação de esforços" para garantir a vida destas pessoas.

Leia Também: Governo dos EUA vai reforçar luta contra o trabalho infantil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório