Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 20º

Governo dos EUA vai reforçar luta contra o trabalho infantil

O governo dos EUA anunciou segunda-feira que vai reforçar a luta contra o trabalho infantil, onde o número de menores a trabalhar ilegalmente aumentou 69% desde 2018.

Governo dos EUA vai reforçar luta contra o trabalho infantil
Notícias ao Minuto

06:36 - 28/02/23 por Lusa

Mundo EUA

No último ano orçamental, o Departamento do Trabalho identificou 835 empresas com 3.800 menores a trabalhar ilegalmente e apurou uma subida de 26% do número de crianças a desempenhar tarefas perigosas.

Estas são "tendências alarmantes", como já apontou a Casa Branca, que acompanham o afluxo nos EUA de crianças vindas da América Central e do Sul, em fuga da violência ou da pobreza., na sua maioria sem acompanhante adulto.

O Departamento do Trabalho vai inspecionar de forma mais focada a aplicação da lei, em particular nas regiões e setores onde as infrações são mais frequentes, bem como as empresas que recorrem a agências de fornecimento de trabalhadores, que recorrem ao trabalho infantil.

Nos EUA, o trabalho de menores é autorizado a partir dos 14 anos, com um número limitado de horas para as crianças com menos de 16 anos para que possam continuar a ir à escola. Em contrapartida, é proibido o trabalho dos menores em atividades e setores perigosos.

O New York Times publicou no sábado o resultado de uma investigação que mostra a presença crescente de menores migrantes, por vezes com 12 anos, em vários setores da economia dos EUA, designadamente das fábricas de automóveis à construção civil, passando pelos serviços de entrega.

Leia Também: Secretário-geral da ONU saúda acordo pós-Brexit entre Londres e Bruxelas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório