Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Bebé nasceu com cauda de 6 centímetros no Brasil

Embora se assemelhe a uma cauda, ​​é causado ​​por problemas na coluna ou tumores.

Bebé nasceu com cauda de 6 centímetros no Brasil
Notícias ao Minuto

23:22 - 21/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Insólito

Uma bebé brasileira nasceu com uma cauda de 6 centímetros, relata um estudo publicado na revista científica Journal of Pediatric Surgery Case Reports. A menina, que hoje tem 3 anos e cuja identidade não foi revelada, nasceu com espinha bífida, um raro defeito na coluna vertebral que ocorre no útero — causando uma lacuna na coluna.

Segundo o jornal O Globo, que cita o estudo, há menos de 200 casos do fenómeno relatos mundialmente. 

A menina foi submetida a uma cirurgia para a retirada da cauda no GRENDAAC, um hospital infantil em São Paulo.

Os especialistas disseram que a cauda brotou da região lombossacral — a área que liga a coluna à pélvis. Diagnosticaram o apêndice como uma "pseudo-cauda humana".

Embora se assemelhe a uma cauda, ​​é causado ​​por problemas na coluna ou tumores. Caudas verdadeiras são feitas de músculos, vasos sanguíneos e nervos, mas não de ossos.  

Ainda segundo o mesmo meio, especialistas do Center for Fetal and Placental Research, em Ohio, estudaram o caso juntamente com médicos brasileiros.

No estudo, os médicos alegam que a cirurgia é importante para evitar o estigma e complicações como dor, torção, crescimento adicional, irritação ou lesões. 
  
Acredita-se que as caudas humanas emerjam da cauda embrionária que todos os bebés desenvolvem no útero. Para quase todos, é reabsorvido de volta ao corpo para formar o cóccix, mas acredita-se que se transforme em cauda em casos extremamente raros.

Pode ver algumas imagens do caso abordado aqui.

Leia Também: Paciente foi às urgências com mãos azuis. O diagnóstico foi surpreendente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório