Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Putin? "Que mentiroso", atira diplomata ucraniano

Continuam as reações ao discurso feito pelo presidente da Rússia, esta terça-feira, em Moscovo, nomeadamente do ex-embaixador da Ucrânia na Áustria.

Putin? "Que mentiroso", atira diplomata ucraniano
Notícias ao Minuto

17:02 - 21/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O antigo embaixador da Ucrânia na Áustria, Olexander Scherba, criticou duramente o presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamando-o mesmo de mentiroso, na sequência do discurso do chefe de Estado russo em Moscovo, esta terça-feira.

"Putin de novo, com o seu habitual conjunto de queixas. A maior delas: o Ocidente e a Ucrânia estavam prontos para uma guerra com a Rússia", começou por escrever, numa publicação que foi divulgada na rede social Twitter.

"Como se não houvesse um ultimato russo", acrescentou, referindo-se ainda às viagens de líderes como Macron e Scholz a Moscovo, em 2021, a "implorar" para que a Rússia não invadisse a Ucrânia.

"Que mentiroso", atirou.

Sublinhe-se que o discurso, primeiro sobre o Estado da Nação feito por Putin em quase dois anos, acontece três dias antes de ser assinalado o primeiro aniversário da ofensiva militar russa na Ucrânia, que teve início na madrugada de 24 de fevereiro de 2022.

O presidente russo acusou o Ocidente de querer impor à Rússia uma "derrota estratégica" na Ucrânia e acabar com o país "de uma vez por todas" e repetiu a sua tese de que o Ocidente apoia as forças neonazis na Ucrânia para consolidar uma luta anti-Estado russo.

Leia Também: "Putin demonstrou publicamente a sua irrelevância e confusão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório