Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Blinken chega à Turquia e visita zonas afetadas pelo sismo

O secretário de Estado norte-americano sobrevoou a região com o seu homólogo.

Notícias ao Minuto

14:51 - 19/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Sismo na Turquia

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, chegou este domingo à Turquia  para discutir e assistir ao apoio humanitário que está a ser realizado no país, depois do sismo devastador que fez mais de 40 mil mortos na região.

Blinken viajou de helicóptero com o seu homólogo, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, pelas zonas mais atingidas pelo terramoto.

O secretário norte-americano sobrevoou a região de Kahramanmaras, perto do epicentro do terramoto de 7,8 na escala de Richter, onde continuam os trabalhos para limpar os destroços e procurar vítimas entre os escombros dos edifícios.

Segundo a agência Reuters, Blinken irá discutir com as autoridades turcas a assistência providenciada pelos Estados Unidos, que é um aliado da Turquia no âmbito da NATO, de modo a apoiar os milhões de pessoas que ficaram desalojadas e a reabilitar a economia gravemente impactada pelo desastre.

Os Estados Unidos já enviaram equipas de apoio e resgate, com medicamentos e máquinas, assim como 85 milhões de dólares em assistência humanitária.

O apoio também inclui a Síria, onde as organizações não-governamentais têm alertado para uma situação ainda mais crítica. O norte da Síria foi também gravemente afetado pelo sismo, sendo que a população, que já se encontrava em condições de vida extremamente difíceis devido à guerra que dura há mais de onze anos, encontra-se ainda mais fragilizada.

O facto de o norte ser, em parte, controlado por grupos pró-democráticos que se opõe ao regime de Bashar al-Assad, e que são apoiados pelos EUA, também tem dificultado a capacidade de o apoio chegar à população.

Na agenda dos Estados Unidos está também a adesão da Suécia e da Finlândia à aliança transatlântica, que a Turquia tem vetado, especialmente a dos suecos, devido às reticências de Estocolmo em declarar o Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK), que defende os direitos da minoria curda no leste do país, como uma entidade terrorista.

Na segunda-feira, espera-se que Blinken reúna com o presidente tuco, Recep Tayyip Erdoğan.

Em cima da mesa também estão as relações da Turquia com a Rússia. Apesar dos EUA terem elogiado a capacidade de mediador da Turquia no conflito entre Kyiv e Moscovo, Ancara continua a comprar armamento à Rússia, o que motiva desconfiança por parte da diplomacia norte-americana.

Leia Também: Blinken reuniu-se com diplomata chinês em Munique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório