Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

BBC indiana acusada de evasão fiscal após buscas polémicas

O ministério das Finanças da Índia acusou a filial da cadeia televisiva BBC de evasão fiscal, alegando que não declarou, na sua totalidade, os lucros feitos no país.

BBC indiana acusada de evasão fiscal após buscas polémicas
Notícias ao Minuto

20:03 - 17/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Índia

A filial indiana da cadeia televisiva britânica BBC está a ser acusada de evasão fiscal pelas autoridades de Nova Deli, que a acusam de não ter declarado totalmente os seus lucros no país.

Segundo avança a agência Associated Press (AP), a noite de quinta-feira viu findar as buscas nos escritórios da emissora britânica em Nova Deli e em Mumbai, tendo os partidos políticos da oposição e outras organizações de comunicação social criticado as buscas como uma tentativa de intimidar o setor.

As críticas partem, principalmente, do 'timing' destas buscas, que aconteceram pouco depois de a BBC ter transmitido um documentário no Reino Unido que criticava o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

“O departamento reuniu várias evidências relativas à operação da organização que indicam que os impostos não foram pagos sobre certas remessas que não foram divulgadas como receita na Índia pelas entidades estrangeiras do grupo”, disse o Conselho Central de Impostos Diretos em comunicado, alegando ter encontrado “várias discrepâncias e inconsistências” que, em conjunto com “evidências cruciais” de funcionários, evidências digitais e documentos, serão examinados mais detalhadamente.

No mesmo comunicado, as autoridades fiscais acusam a BBC de não ter pago os impostos relativos aos salários de jornalistas que trabalharam temporariamente na Índia.

Por sua vez, a BBC disse, também em comunicado, que "responderia apropriadamente a qualquer comunicação formal direta recebida". “Estamos a apoiar os nossos empregados – alguns dos quais enfrentaram longos interrogatórios ou foram obrigados a pernoitar – e o seu bem-estar é a nossa prioridade. A nossa produção voltou ao normal e continuamos comprometidos em atender o nosso público na Índia e além", afirmou ainda.

Reprimenda?

Quem se mostrou crítico das buscas e das acusações contra a BBC foi a associação Repórteres Sem Fronteiras, que, em comunicado, acusa o governo de “tentativas de reprimir os meios independentes”.

"Estes ataques parecem uma represália contra a BBC por lançar um documentário crítico ao primeiro-ministro Narendra Modi há três semanas. Aconteceram num momento em que os meios independentes estão a ser cada vez mais perseguidos e quando o pluralismo está a diminuir na Índia”, disse o grupo em comunicado na quinta-feira.

O documentário em questão, intitulado 'India: The Modi Question', foi transmitido no Reino Unido no mês passado, examinando o papel do primeiro-ministro nos distúrbios antimuçulmanos de 2002 no estado ocidental de Gujarat, na Índia, onde era ministro-chefe na época. Na altura, mais de mil pessoas foram mortas nos tumultos.

Leia Também: Autoridades indianas terminam buscas na BBC ao fim de três dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório