Após tentativas de rapto, bebé síria Aya está num "local seguro"

Devido ao mediatismo do seu caso, Aya sofreu três tentativas de rapto por razões financeiras. Já anteriormente organizações tinham oferecido dinheiro para adotá-la.

Notícia

© Bekir Kasim/Anadolu Agency via Getty Images

Notícias ao Minuto
16/02/2023 11:47 ‧ 16/02/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Sismo na Turquia

A bebé síria que nasceu sob os escombros da sua própria casa, que desabou após o sismo que devastou a Turquia e a Síria, foi levada para um "local seguro" pelas autoridades de saúde, noticiou esta quinta-feira a BBC.

A Direção de Saúde de Afrin tomou esta decisão para proteger Aya de um possível sequestro e fraude de adoção, após ter sido alvo de três tentativas de rapto no hospital.

De recordar que vários grupos tentaram raptar Aya - nome árabe para "um sinal de Deus" - por razões financeiras, uma vez que o seu caso tem suscitado interesse internacional e já antes organizações tinham oferecido dinheiro para adotá-la, revelou em comunicado o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

A última tentativa de rapto foi realizada por homens armados na segunda-feira. O grupo invadiu o Hospital Cihan, onde a bebé estava internada, e agrediu o pessoal médico com a intenção de levar a bebé à força.

Aya é um dos rostos de esperança da tragédia ocorrida na Síria e na Turquia, que marcou a atualidade na última semana.

A mãe da menina deu à luz no meio dos escombros, acabando por morrer pouco depois. É uma das mais de 41.000 pessoas que perderam a vida no terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria.

Leia Também: Bebé que nasceu nos escombros na Síria alvo de três tentativas de rapto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas