Pelo menos 33 mortos em acidente de autocarro com migrantes no Panamá

Pelo menos 33 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas quando um autocarro que transportava migrantes caiu de um penhasco hoje de manhã, na região de Gualaca, no oeste do Panamá.

Notícia

© Reuters

Lusa
15/02/2023 14:12 ‧ 15/02/2023 por Lusa

Mundo

Migrações

O acidente aconteceu às 04:30 locais (09:30 em Lisboa) e há registo de pelo menos 33 mortos e 23 feridos, segundo o chefe dos bombeiros da província ocidental de Chiriquí, Edilberto Armuelles.

Entre os feridos, foram contabilizadas pelo menos cinco crianças, duas das quais com ferimentos graves, segundo informações avançadas pela imprensa local.

O autocarro transportava 66 migrantes que estavam num abrigo na província de Darién, na fronteira com a Colômbia, e estavam a ser transferidos para outro centro de acolhimento em Chiriquí, na fronteira com a Costa Rica.

O Panamá recebeu no ano passado 248.284 migrantes em situação irregular, que atravessaram a selva de Darien com destino à América do Norte, um número sem precedentes.

O país recebe estes migrantes em postos que recolhem os seus dados biométricos e oferecem ajuda médica e alimentar, transferindo-os depois, de autocarro, para a fronteira com a Costa Rica, para que possam seguir viagem.

"Há vários anos não tínhamos estes acidentes com autocarros e vítimas mortais", disse o subcomissário de Trânsito da Polícia Nacional, Emiliano Otero, citado pela agência espanhola de notícias EFE.

O ministro da Segurança Pública, Juan Pino, confirmou que no autocarro viajavam tanto cidadãos do Panamá como "migrantes em trânsito" pelo país.

Juan Pino lamentou a situação, "que ninguém quer que aconteça nunca", e afirmou que é preciso aguardar os resultados das investigações para saber com precisão quais foram as causas do acidente.

As primeiras versões indicam que o motorista terá perdido o controlo do autocarro quando tentou fazer uma curva na estrada, colidindo com outro veículo e caído no penhasco.

O Presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, expressou "muita tristeza" pelo acidente e afirmou que "o Governo vai oferecer assistência médica aos feridos".

Leia Também: Migrações. 73 migrantes "presumivelmente mortos" ao largo da Líbia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas