Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento suíço em Berna evacuado devido a ameaça de segurança

Um homem com vestígios de explosivo foi detido, e a presença de uma viatura suspeita obrigou à implementação de medidas de segurança durante cinco horas na 'capital' federal da Suíça.

Parlamento suíço em Berna evacuado devido a ameaça de segurança
Notícias ao Minuto

23:57 - 14/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Suíça

A polícia suíça deteve, esta terça-feira, um homem que se encontrava em frente à Assembleia Federal do país, localizada em Berna, com restos de explosivos, causando transtornos na cidade devido a um alerta de segurança.

O homem foi travado por agentes de segurança, depois de ter demonstrado um comportamento suspeito durante uma passagem pela zona do parlamento, durante a tarde.

Segundo a Associated Press, o suspeito, de 27 anos, cuja identidade não foi revelada, já estava 'debaixo do radar' das autoridades por ter sido reconhecido noutro cantão suíço, em Valais, com proteção corporal e um coldre de pistola.

Um teste detetou a presença de vestígios de explosivos no homem, adiantou ainda a polícia de Berna, que não prestou mais declarações.

A viatura do indivíduo, estacionada na praça em frente ao edifício do parlamento, também motivou a rápida atuação da polícia.

"Com base no conhecimento que temos disponível até agora, não pode ser descartado de que havia explosivos no carro e que a viatura apresentava um risco específico. Por consequência, foram tomadas medidas de segurança imediatamente", disse a polícia, em comunicado.

Várias ruas em torno do parlamento foram cortadas, e edifícios circundantes, incluindo o da Assembleia Federal, foram evacuados.

Mais tarde, foi concluído que a viatura não apresentava ser um risco para a segurança e as medidas de emergência foram levantadas por volta das 19h (18h em Lisboa), cerca de cinco horas depois do incidente.

O homem continua detido e foi iniciada uma investigação pelas autoridades suíças.

O parlamento fica situado em Berna, que é considerada a cidade 'federal' da Suíça, onde se encontra a Assembleia Federal e as principais instituições de poder federal do país. No entanto, os poderes estão descentralizados pelos diferentes cantões e outras cidades retêm uma importância significativa na política suíça - Genebra, por exemplo, é o centro económico e diplomático do país.

Leia Também: Genebra quer proibir exibição e venda de objetos e símbolos nazis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório