Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sanções ocidentais? "Estamos a ultrapassar todas com a cabeça fria"

Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, esta terça-feira, a Rússia vive constantemente sob pressão das "intermináveis" sanções impostas pelo Ocidente.

Sanções ocidentais? "Estamos a ultrapassar todas com a cabeça fria"
Notícias ao Minuto

17:20 - 14/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Putin

A Rússia vive constantemente sob pressão das "intermináveis" sanções impostas pelo Ocidente, mas está a lidar com elas de cabeça fria, admitiu o presidente russo, Vladimir Putin, esta terça-feira.

"Como todos vemos, estamos a ultrapassar todas estas sanções com a cabeça fria", afirmou Vladimir Putin, citado pela agência de notícias TASS, à margem de uma reunião realizada no país.

A resposta a atos hostis de países estrangeiros e as suas tentativas de arruinar a economia russa "só pode ser a expansão da esfera de liberdade e proteção do lado das autoridades de aplicação da lei em geral e do sistema judicial em particular", acrescentou o chefe de estado russo.

A União Europeia tem imposto sanções sem precedentes contra a Rússia, em resposta à invasão injustificada à Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022 e à anexação ilegal das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson.

As sanções incluem medidas restritivas específicas (sanções individuais) e sanções económicas. O objetivo das sanções económicas é provocar consequências graves à Rússia pelas suas ações e impedir eficazmente a capacidade da Rússia de prosseguir a agressão.

Já as sanções individuais visam as pessoas responsáveis pelo apoio, financiamento ou execução de ações que comprometam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

Leia Também: "NATO é uma organização hostil", cada vez mais envolvida no conflito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório