Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Abatido objeto não-identificado no espaço aéreo do Canadá

Objeto foi abatido por um caça norte-americano.

Abatido objeto não-identificado no espaço aéreo do Canadá
Notícias ao Minuto

22:31 - 11/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

As autoridades canadianas anunciaram este sábado que foi abatido um objeto não identificado, que sobrevoava o noroeste do país, com a ajuda das forças aéreas norte-americanas.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, que disse no Twitter que o objeto que seguia a uma grande altitude "violou o espaço aéreo canadiano".

"O comando da NORAD [Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte] abateu o objeto sobre Yokon [região no Canadá]. As aeronaves canadianas e norte-americanas foram mobilizadas, e um F-22 dos EUA disparou com sucesso sobre o objeto", anunciou.

Trudeau acrescentou que as forças do Canadá vão recuperar o objeto, de modo a analisar os destroços.

O anúncio surge depois das recentes tensões diplomáticas entre Estados Unidos e China, na sequência do abate, na semana passada, de um "balão espião" chinês que sobrevoou o espaço aéreo norte-americano.

Na sexta-feira, um segundo objeto foi abatido pelas forças aéreas dos Estados Unidos, quando este sobrevoava o espaço do Alasca, o estado localizado a ocidente do Canadá.

Após o incidente, o governo dos Estados Unidos decidiu sancionar seis entidades chinesas por considerar que estas "apoiam os esforços de modernização militar da República Popular da China, especialmente aqueles relacionados com programas aeroespaciais", ligados a questões de inteligência e espionagem.

[Notícia atualizada às 22h42]

Leia Também: China recusou telefonema dos EUA porque "atmosfera não era adequada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório