Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Francisco "deseja muito" que Cuba liberte condenados de protestos em 2021

O cardeal Beniamino Stella, enviado do papa Francisco, referiu quarta-feira em Havana que a Igreja Católica "deseja muito" que Cuba liberte os condenados pelos protestos antigovernamentais de 11 de julho de 2021.

Francisco "deseja muito" que Cuba liberte condenados de protestos em 2021
Notícias ao Minuto

10:31 - 09/02/23 por Lusa

Mundo Papa Francisco

Stella falava à imprensa num evento na Universidade de Havana, que contou com a presença do Presidente cubano Miguel Díaz-Canel, para assinalar a viagem do papa João Paulo II à ilha há 25 anos.

"O papa [Francisco] deseja muito que haja uma resposta positiva [do Governo cubano] (...). É importante que os jovens que em algum momento expressaram os seus pensamentos da maneira como os conhecemos possam voltar para as suas casas", sublinhou.

O cardeal italiano assegurou que, durante a sua visita a Cuba, teve a oportunidade de expressar às autoridades cubanas este "desejo" da Igreja, desejando ainda que a sua visita resulte em "coisas novas para a povo cubano".

Beniamino Stella reivindicou o papel do diálogo, da "bondade e respeito", quer dentro do país como nas relações da ilha com os Estados Unidos.

"Falar pode encontrar soluções", frisou.

O Vaticano pretende que "aqueles que têm poder possam falar uns com os outros e se possam ouvir", acrescentou Stella, lembrando que o diálogo "pode resultar em coisas que beneficiem o povo cubano".

"Espero que [este diálogo] aconteça e aconteça rapidamente, e se torne um passo importante para muitos avanços que o povo cubano tanto precisa. Há coisas que devem ser feitas e feitas já", vincou.

O cardeal italiano chegou a Cuba em 23 de janeiro, numa viagem enquadrada no 25.º aniversário da viagem pastoral a Cuba de João Paulo II, o primeiro papa a visitar a ilha, momento que se tornou histórico.

Os seus dois sucessores, Bento XVI e Francisco, também visitaram Cuba.

Depois de alguns dias em Havana, nos quais teve a oportunidade de se encontrar com alguns altos funcionários do governo cubano, Stella iniciou uma viagem para visitar todas as dioceses católicas do país e promover encontros com os seus líderes.

Milhares de cubanos participaram nos protestos de 11 de julho de 2021, manifestações pacíficas contra a situação económica do país e para pedir liberdade política.

Segundo a "Justicia 11J", pelo menos 33 pessoas presas após as manifestações de 2021 continuam a aguardar julgamento e "mais de 200" poderão também ser processadas.

Até agora foram proferidas cerca de 730 sentenças, segundo o registo mantido pela ONG, bem como de outra ONG de direitos humanos, "Cubalex", o que eleva para 1.540 o número de pessoas presas no contexto dos protestos contra o Governo.

Entre os condenados, algumas penas vão até 30 anos de prisão pelo crime de sedição.

Leia Também: Tribunais cubanos condenam mais 18 manifestantes dos protestos de 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório