Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Aquecimento global ameaça sobrevivência de tartarugas marinhas

As tartarugas marinhas, ameaçadas pela caça furtiva, poluição ou perda do habitat, são também prejudicadas pelas alterações climáticas, que atrapalham a reprodução, segundo um estudo divulgado pelo 'The Royal Society Open Science Journal'.

Aquecimento global ameaça sobrevivência de tartarugas marinhas
Notícias ao Minuto

08:42 - 08/02/23 por Lusa

Mundo Ambiente

O estudo alerta para o aumento das temperaturas oceânicas, que coloca em risco a sobrevivência das populações de tartarugas marinhas, aquecendo os locais de nidificação espalhados por praias de todo o mundo.

Das sete espécies de tartaruga marinha, seis integram já a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), duas das quais - a tartaruga-de-pente e a tartaruga-de-Kemp - criticamente ameaçadas.

As tartarugas sofrem uma maior ameaça porque, ao contrário de outras espécies, como pássaros e borboletas, têm um ciclo reprodutivo mais longo e demoram mais a adaptar-se a mudanças.

Assim, as praias onde desovam - que segundo um ciclo imutável são as mesmas onde nasceram - estão cada vez mais degradadas pela subida do nível do mar ou erosão, e ainda pelas alterações climáticas que aquecem a areia.

De acordo com o principal autor do estudo, Jacques-Olivier Laloe, as descobertas revelam a possibilidade "realmente preocupante" de extinções locais poderem ocorrer, especialmente para as tartarugas marinhas que vivem ao redor do Equador.

Leia Também: CRAM acolhe quatro tartarugas feridas. Três têm "prognóstico reservado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório