Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

União Africana manifesta "choque e tristeza" por sismo na Turquia e Síria

O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, expressou hoje o "profundo choque e tristeza" pelo sismo na Turquia e Síria, quando se "torna evidente a extrema magnitude do terramoto" ocorrido em ambos os países.

União Africana manifesta "choque e tristeza" por sismo na Turquia e Síria
Notícias ao Minuto

10:03 - 07/02/23 por Lusa

Mundo Sismo na Turquia

Moussa Faki Mahamat manifestou "as mais profundas condolências e a forte solidariedade da União Africana (UA) e do continente africano para com as famílias das vítimas e os governos e povos de Turquia e da Síria", de acordo com uma nota divulgada pela comissão da UA em Adis Abeba.

O responsável congratulou-se ainda com "efusão global de solidariedade e apoio aos povos turco e sírio" em resposta a "esta tragédia inimaginável".

Mais de 5.000 pessoas morreram e pelo menos 20.500 ficaram feridas na Turquia e na Síria devido a dois sismos, um dos quais de magnitude 7,8 na escala de Richter, registados na segunda-feira.

Os sismos causaram o desabamento de milhares edifícios na Turquia. Equipas de resgate continuaram esta madrugada as buscas por sobreviventes nos escombros, com os trabalhos a serem limitados por chuva, neve e descida das temperaturas.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, instou na segunda-feira a comunidade internacional a ajudar milhares de famílias atingidas, salientando que "muitas já necessitavam urgentemente de ajuda humanitária".

Dezenas de países e organizações já anunciaram que vão enviar ajuda, pessoal e equipamentos para ajudar nos esforços de resgate.

O epicentro do sismo ocorreu a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, próximo da fronteira com a Síria, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas, uma das quais de pelo menos 7,6.

Leia Também: Balanço na Turquia e Síria após sismos ultrapassa 5.000 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório