Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Andar nu pela rua? Justiça espanhola diz a este homem que pode fazê-lo

Em causa está um caso protagonizado por Alejandro Colomar, de 29 anos. Tribunal reconheceu existir um "vazio legal" em Espanha no que concerne a nudez em público.

Andar nu pela rua? Justiça espanhola diz a este homem que pode fazê-lo
Notícias ao Minuto

21:05 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um tribunal superior de Espanha emitiu uma decisão a favor de um homem que foi multado por andar nu pelas ruas de uma cidade na região de Valência e que, depois, tentou aparecer em tribunal igualmente sem roupa, reporta a Reuters.

Numa declaração, o tribunal reconheceu existir um "vazio legal" em Espanha no que concerne a nudez em público.

Em causa está um caso protagonizado por Alejandro Colomar, de 29 anos. O homem foi filmado a chegar ao tribunal apenas com um par de botas, antes de lhe terem ordenado que vestisse mais algumas roupas para que pudesse entrar no edifício.

No julgamento, Alejandro disse, inclusive, que as multas que lhe foram aplicadas infligiam o seu direito à liberdade ideológica.

Assim, este tribunal valenciano determinou agora que Colomar tinha-se "limitado a permanecer ou a circular nu, em momentos diferentes, em duas ruas diferentes de Aldaia", e que o seu comportamento não implicava uma "alteração da segurança dos cidadãos, da tranquilidade ou da ordem pública".

À Reuters, este jovem deu conta de que começou a despir-se em público em 2020 e que, desde então, tem recebido mais apoio do que insultos - ainda que tenha já sido, por uma vez, ameaçado com uma faca.

A nudez pública tem sido considerada legal em Espanha desde 1988. Qualquer pessoa pode andar nua pela rua sem ser presa, embora em algumas regiões, como Valladolid e Barcelona, tenham sido introduzidas leis próprias para regular o nudismo, especialmente em zonas longe da praia.

Este tribunal valenciano concluiu, agora, que o município de Aldaia não tem nenhuma lei que proíba o nudismo.

Leia Também: Homem abandona maxilar humano em esquadra da polícia na Califórnia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório