Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"As sinfonias não podem abafar barulho dos mísseis que matam ucranianos"

O conselheiro de Volodymyr Zelensky defendeu a censura de atletas e conteúdos russos, afirmando que estes só devem ser considerados quando o país por fim à invasão.

"As sinfonias não podem abafar barulho dos mísseis que matam ucranianos"
Notícias ao Minuto

11:56 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, defendeu, esta quinta-feira, a posição da Ucrânia a favor da censura de conteúdos russos e do afastamento de atletas russos de competições internacionais.

Para Podolyak, a questão de cancelar "cultura russa" e de "banir cantores/atletas" só pode ser posta em causa depois de haver, em primeiro lugar, uma "posição contra a guerra".

"É necessário definir os focos corretos. Primeiro, uma posição contra a guerra, remorso pelas mortos, julgamentos por crimes de guerra e depois a discussão da cultura russa", afirmou Podolyak, sugerindo que o último ponto só será possível quando a invasão for travada.

O conselheiro de Volodymyr Zelensky acrescentou ainda que "as sinfonias não podem abafar o barulho dos mísseis que matam ucranianos".

As declarações de Mykhailo Podolyak surgem depois de as autoridades de Kyiv se terem mostrado frustradas com a decisão do Comité Olímpico Internacional (COI) de aceitar o regresso de atletas russos, sob a alçada de uma bandeira neutra.

Para Zelensky, o presidente ucraniano, "o COI propõe ao mundo promover a violência, o assassinato em massa, a destruição". Por outro lado, o COI assume uma posição neutral, considerando que não seria justo impedir a participação de atletas russos e bielorrussos apenas por causa da sua nacionalidade.

Quanto às questões de cultura russa, têm sido várias as ocasiões em que artistas clássicos russos e as suas obras passaram a ser censurados por instituições um pouco por todo o mundo, com sinfonias de compositores como Tchaikovsky ou Rachmaninoff a serem cancelados, e livros de Tolstói e Dostoiévski a serem afastados das livrarias.

Leia Também: Zelensky critica COI sobre participação de atletas russos em competições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório