Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
37º
MIN 18º MÁX 37º

Crianças assistidas no México após desafio do TikTok com tranquilizantes

O caso no México é o mais recente na sequência de desafios em que os jovens são incentivados a correr riscos de saúde. Neste, o objetivo é simplesmente ficar acordado.

Crianças assistidas no México após desafio do TikTok com tranquilizantes
Notícias ao Minuto

08:24 - 01/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo TikTok

Um grupo de 15 crianças mexicanas tiveram de receber assistência médica, na segunda-feira, depois de terem tomado demasiados tranquilizantes durante um 'desafio' da internet que consistia em ver quem conseguiria manter-se acordado durante mais tempo sob o efeito dos medicamentos. O caso ocorreu na cidade de Guanajuato, no norte do país.

Segundo explica a Associated Press, o incidente não é novo, sendo que, a 25 de janeiro, as autoridades de saúde da Cidade do México anunciaram um alerta nacional devido à perigosa tendência que "põe em risco a vida dos menores".

Esta foi a quarta escola no México a verificar a ocorrência destas emergências. Segundo o jornal espanhol El País, o 'desafio', denominado 'reto clonazepam' (ou 'desafio de clonazepam', referindo-se ao conhecido medicamento usado para tratar ataques de ansiedade, de pânico, convulsões, entre outras questões de saúde) tornou-se viral na rede social TikTok, no México.

Entre os dias 18 e 20 de janeiro, foram internadas outros oito estudantes mexicanos (cinco na Cidade do México e três em Nuevo León) por causa do mesmo desafio.

Citado pela Associated Press, o autarca de Guanajuato, Alejandro Navarro, disse que os estudantes - que terão uma idade entre os 10 e os 12 anos - foram tratados na escola e pediu aos pais dos menores para supervisionar o consumo de redes sociais dos filhos durante algum tempo.

Não foi adiantado o estado de saúde dos jovens ou como conseguiram medicamentos que só podem ser comprados com receita médica.

O desafio é o mais recente numa tendência perigosa relacionada com o TikTok. No ano passado, várias crianças morreram nos Estados Unidos ao tentarem fazer o 'blackout challenge', um desafio que consistia em suster a respiração até ao ponto da inconsciência - no entanto, alguns jovens acabaram por cair ou por ficar com lesões graves por causa do 'jogo'.

Leia Também: Estas são as expressões mais comuns do TikTok. Saiba os significados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório